Com a aproximação das eleições de 2022 em Roraima, está cada vez mais comum o surgimento das Fake News. Ou seja, notícias falsas propagadas com um único fim: manchar a imagem de pessoas ou instituições.
É por isso que os pré-candidatos do MDB, que lançou a campanha Abrace a Verdade, alertaram para que as pessoas não sejam vítimas de informações mentirosas.
Idazio da Perfil é um dos pré-candidatos. Ele afirmou, por exemplo, que é preciso muito cuidado ao compartilhar alguma informação. “Se preocupe com o que vai postar, tenha cuidado, ouça a opinião de outras pessoas para ver se o que você está compartilhando é verídico. Compartilhe só a verdade e a verdade prevalecerá”, opinou.
Adailton Galvão acredita que em uma época em que a informação e a desinformação caminham pelo mesmo lado, é importante verificar as fontes de informação.
“Observe se mais de um ou dois sites compartilham daquela mesma notícia. Se não compartilha, com certeza ela é falsa”, disse.
Além disso, também é importante verificar se o site que noticiou a informação é confiável e usado como referência regularmente.
Fake News é crime!
Antes de mais nada, quando a Fake News causar algum dano ao alvo da mentira, ela pode se enquadrar em crimes como calúnia, difamação ou injúria. Com isso, a pena pode gerar detenção de até quatro anos ou prestação de serviço social.
“A prática desses crimes tem sido muito utilizada nas eleições. O MDB não compactua com esses tipos de práticas”, disse, por fim, Bruno Magalhães.
Campanha Abrace a Verdade nas eleições 2022
O MDB Roraima somou seus esforços com a Justiça Eleitoral para combater o crime de desinformação nas eleições de 2022 e iniciou a campanha Abrace a Verdade por meio de postagens nas redes sociais.
O presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, explica que a ideia da ação é ajudar as pessoas a reconhecerem uma Fake News eleitoral.
“Ninguém gosta de mentiras. Por isso, o nosso Time MDB RR faz esse convite para que, cada um e cada uma Abrace a Verdade. É muito importante que esse esforço comece agora. E assim, nas eleições, as pessoas saibam o que é uma fake news e como denunciar esse crime”.
Mande um Whats
Para responder às dúvidas das pessoas e ajudar no combate a fake news, o Time MDB RR tem um canal exclusivo de atendimento via whats. Assim, para receber os conteúdos oficiais do partido ou tirar dúvidas, basta salvar na agenda do seu celular, o número 95 99146 0156.