O significado do Natal é marcado pelo nascimento de Jesus. Nessa época, a gente vive o chamado clima natalino. E todo mundo gosta. Porque o clima de paz domina os lares, as ruas, as lojas e o nosso cotidiano. No entanto, você sabe realmente qual é o significado do Natal?
Para muitos, a data se resume apenas ao Papai Noel e aos presentes. Mas, não é só isso. A comemoração do Natal é muito mais antiga do que a gente pensa. E começou antes mesmo da história de Jesus. Contudo, vamos tratar desse aspecto mais adiante.
Isso porque o Natal tem a sua importância social, religiosa bem como econômica. Em Roraima, por exemplo, a festa deve movimentar algo em torno de R$ 114 milhões só em Roraima, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Turismo e Serviços, a CNC.
É desta forma, o maior valor já estimado para o Estado. No entanto, não corresponde ao aumento das vendas. Conforme a Fecomércio em Roraima, o aumento dos preços gera esse resultado no valor estimado, contudo, o mesmo não acontece com as vendas. Então, o Natal também é época de oportunidades, com dinheiro circulando e trabalho, ainda que temporários para mais pessoas. E claro, isso também é bom para todo mundo.
O Significado do Natal para a fé
Ainda que a parte econômica seja muito forte, a tradição do Natal é, para a maioria, um exercício de fé. Por uma convenção da Igreja Católica, a data representa o nascimento de Jesus. De acordo com a Enciclopédia Cristã Mundial, em 2020, o mundo tinha 2,5 bilhões de cristãos.
Além disso, o estudo mostrou que existem mais de 45 mil denominações diferentes. Ou seja, 45 mil religiões diferentes onde as pessoas acreditam em Jesus. E, portanto, são cristãs.
A origem do Natal
O Natal começou em festas pagãs. Era assim, uma tradição que existia antes do nascimento de Jesus Cristo. Essas festas aconteciam na antiguidade. Então, na última semana de dezembro, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Assim, eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis) e, do mesmo modo, realizavam dias de festividades.
Porém, outros povos da antiguidade também celebravam a data. Isso, pela chegada do inverno, bem como pela passagem do tempo. A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a data foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Sendo assim, como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, a data foi uma forma de unir a antiga festa pagã com o cristianismo, dando um novo significado.
E como o Cristianismo é a religião com o maior número de fiéis, o Natal virou uma das festas mais tradicionais do mundo. Por isso, no podcast de hoje, a minha conversa é com o Padre Revislande Araújo. E claro, sobre o significado do Natal. Confira!
O Significado do Natal