Neste sábado (30), o Brasil comemora o Dia do Comerciário. Ou seja, de todos os profissionais que trabalham no comércio. E esse é um dos setores mais importantes para a economia do país.
Esta data representa a conquista de direitos trabalhistas. Isso porque, os comerciários eram bastante explorados. Além de receber mal, ainda tinham uma jornada de trabalho massacrante.
Por isso, em 29 de outubro de 1932, mais de 5 mil trabalhadores do comércio protestaram por melhores condições de trabalho. Eles marcharam até a sede do Governo.
O presidente Getúlio Vargas recebeu os manifestantes e concordou com as reivindicações. Então, o presidente assinou um decreto que mudou a jornada de trabalho dos comerciários, para oito horas por dia. E, da mesma forma, estabeleceu o descanso remunerado aos domingos para essa classe.
No entanto, foi somente em 2013, que o Brasil oficializou o dia 30 de outubro como Dia do Comerciário. E assim, a data foi criada com a lei 12.790, de 14 de março.
Dia do Comerciário: setor tem apoio de Romero Jucá
Segundo a Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo de Roraima, o Estado tem 46 mil pessoas trabalhando no comércio. Assim, são 21% do total de pessoas que atuam com carteira assinada em Roraima.
Como senador, eu trabalhei em ações que ajudaram o comércio local. Em 2008, defendi a criação da Área de Livre Comércio de Boa Vista. Então, como líder do governo no Senado, consegui alterar a lei. Assim, a ALC que seria implantada em Pacaraima, atendeu a Boa Vista.
Nesse sentido, todas as empresas de Boa Vista que se cadastraram junto à Suframa ganharam incentivos fiscais. Portanto, a ALC facilitou a criação de novas empresas e mais empregos.
Mais espaços, mais empregos
Além disso, eu trouxe recursos para a Prefeitura de Boa Vista construir novos espaços de vendas na capital. E foi assim que modernizamos espaços como o Centro Comercial Caxambu, o Mercado Municipal São Francisco, os quiosques do Complexo Ayrton Senna bem como, os da Orla.
Da mesma forma, construímos novos espaços como o Centro Comercial Waikiri e a Praça de Alimentação da avenida Ene Garcez. Hoje, Boa Vista tem mais de 800 quiosques que geram emprego e renda para mais de 1.500 pessoas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, aumente o volume e confira o meu bate-papo com a Alda Amorim, Superintendente de Turismo da Fetec. E claro, parabéns aos nossos comerciários.
Dia do Comerciário