Outubro é o mês dedicado à saúde da mulher. E a campanha Outubro Rosa é tradição em vários países e também em Roraima. Essa ideia surgiu em 1990, nos Estados Unidos, com a iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure que apoia mulheres com câncer de mama e outras doenças.
Assim, a proposta do Outubro Rosa é chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a sua própria saúde. Isso porque, elas são as principais vítimas do câncer de mama. E além disso, esse tipo representa 29,7% de todos os casos de câncer entre as mulheres.
No entanto, se a mulher fizer os exames de rotina as chances de diagnosticar a doença em seu estágio inicial aumentam. E segundo o Instituto Nacional do Câncer, se o câncer for tratado desde o começo, as chances de cura são de até 95%.
Por isso, no Outubro Rosa toda a rede municipal de saúde se organiza para atender e orientar as mulheres de Boa Vista. E essa atenção é importante porque em 2019, apenas 43% das mulheres do grupo de risco na região Norte fizeram os exames preventivos.
Outubro Rosa: onde fazer o preventivo?
Em Boa Vista, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde realizam o exame preventivo. Além disso, com recursos que eu trouxe junto com a ex- deputada federal Maria Helena, Boa Vista ganhou o Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama.
Desta forma, sempre que uma paciente apresenta uma lesão inicial de câncer, ela passa a ser atendida no CPCOM. Só nos dois primeiros anos, o Centro fez mais de 40 mil atendimentos.
Por isso, o meu podcast desta semana é sobre o Outubro Rosa. Nele, converso com a enfermeira e obstetra, Gabriele Rodrigues que comanda as ações do programa Saúde da Mulher em Boa Vista. Confira a nossa conversa e se cuide!
Outubro Rosa: o mês da saúde da mulher