O Time MDB de Roraima recebeu nesta sexta-feira (8), a adesão de membros da Câmara de Jovens Empreendedores de Roraima. Dessa forma, o MDB inclui o setor da sociedade que mais gera renda e oportunidades no Estado.
De acordo com o Sebrae Nacional, os pequenos negócios geraram 71,8% das vagas de emprego abertas em todo o país em agosto. No mesmo mês, o Estado tinha 3.836 MEI ativos e 1.247 empresas, segundo a Junta Comercial.
Conforme Romero Jucá, apoiar os negócios locais e os jovens empreendedores, gera o desenvolvimento. Contudo, isso tem que ser uma ação permanente.
“Nós temos que criar um modelo de apoio para os negócios locais que continue. O Estado tem espaço para todos. Então, quanto mais negócios tivermos, mais o dinheiro vai circular e mais oportunidades vão surgir”.
Jovens Empreendedores querem que Roraima seja exemplo
Segundo o presidente da CJE, Hugo Marcelo, cerca de 60% da população do Estado é jovem. E para ele, o maior desafio é formar consumidores conscientes. Hoje, a CJE representa 130 empresas.
“O MDB tem a força para fazer diferente. E nós reconhecemos a experiência do senador Romero Jucá e da Rose, assim como o seu esforço em desenvolver o Estado. Portanto, acreditamos que Roraima pode ser o modelo de empreendedorismo social para o Brasil”.
Para o advogado Angelo Peccini, as ações do governo devem promover a independência dos jovens, bem como a sua qualificação para que eles ocupem os espaços que existem em Roraima.
“Nós temos alguns desafios. E um deles, por exemplo, é fazer com que os jovens deixem de depender do poder público. O Estado tem muitas oportunidades. Por isso, temos que qualificar a mão de obra local que ainda é rara”.
Além da filiação, os jovens empreendedores vão fazer um plano de trabalho para o MDB. Conforme a presidente do MDB Mulher e da FUG RR, Rosilene Brito, o objetivo é criar o núcleo do MDB Empreendedor, uma iniciativa pioneira.
“O MDB tem muitas ferramentas para ajudar os jovens e apoiar o empreendedorismo. Por isso, vamos unir forças para esse objetivo”.