O esporte no interior de Roraima ainda é muito carente. Apesar de ter espaços para o esporte no interior, os atletas ainda sentem a falta de apoio do poder público.
No município de Cantá, por exemplo, os adolescentes são campeões em competições de jiu-jitsu. Eles fazem parte do Atlético Roraima Clube e contam apenas com o apoio pessoal do vice-prefeito, Ângelo Ferreira.
Conforme o presidente do Clube, Denner Andrew Pinheiro dos Santos, o Silva, o apoio público é o que facilita a participação dos jovens nas competições.
“O esporte é uma esperança para os adolescentes. E a gente vê o trabalho feito pelo esporte em Boa Vista, com a esperança de que aconteça o mesmo no interior de Roraima. Por isso, confiamos nessa parceria entre o Romero e a Teresa”, afirmou.
Esporte no interior tem o apoio de Jucá
Romero Jucá sempre praticou esportes. E, por isso, trouxe essa paixão para o trabalho que faz por Roraima. Na capital, ele ajudou a construir praças e parques com quadras e espaços que promovem o esporte.
A Vila Olímpica Roberto Marinho é um exemplo desse trabalho. Romero Jucá trouxe os recursos para construir a Vila e, da mesma forma, ajudou a ampliar. O melhor é que esses espaços são grátis e ficam abertos para a população.
“Investir no esporte é trazer uma ocupação útil para os jovens. Além disso, é promover saúde e qualidade de vida. Então, em todo o trabalho que faço por Roraima, criar espaços para o esporte é prioridade”.
Para apoiar o esporte no interior, Romero Jucá ajudou a construir locais como o Estádio de Futebol, a Orla e a Praça de Vista Alegre, em Caracaraí.
Além disso, ele ajudou a construir as Vilas Olímpicas nos municípios de Iracema e São João da Baliza. Os dois locais ganharam recursos para reforma e ampliação que está acontecendo agora.
Rorainópolis, do mesmo modo, ganhou o Grêmio Esportivo que além de quadras e de uma pista de skate, é a sede da Estação Juventude. Em breve, o município terá uma ciclovia na Avenida Chico Rufino.
Teresa Surita diz que é possível fazer mais
Na reunião com os jovens, o deputado federal Edio Lopes falou sobre a experiência de Teresa Surita com programas sociais que melhoram a vida de todos.
“A Teresa fez um trabalho exemplar em Boa Vista e que mudou a vida de muitos jovens. Visitando o Amajari, encontramos um jovem que hoje é empresário e ele agradeceu muito a Teresa. Porque ele mudou de vida graças a um programa social que a Teresa criou. Então, isso nos emociona muito”, disse o deputado.
Por sua vez, Teresa explicou que a atenção com os jovens combate problemas sociais como o uso de drogas e a criminalidade.
“Eu olho os jovens campeões do Cantá e penso se eles terão condições de realizar o sonho de representar Roraima no esporte. Hoje, eu sei que a coisa tá muito difícil. As pessoas falam que estão abandonadas. No entanto, é possível mudar isso”.
Segundo a ex-prefeita, Boa Vista passou por uma transformação em todas as áreas. E pra isso, ela usou um orçamento menor que o da Secretaria Estadual de Educação.
“Eu trabalhei em Boa Vista com menos dinheiro que a Secretaria Estadual de Educação tem. Ainda assim, atendemos com qualidade todas as áreas. Agora, pensem no que é possível fazer com o orçamento total do Estado? Com responsabilidade e cuidado com as pessoas, é possível fazer muito”.