Você sabia que a primeira infância, fase compreendida entre a gestação aos 6 anos de idade, é super importante para o desenvolvimento humano? É nessa fase que estamos mais aptos ao aprendizado. Em Boa Vista a primeira infância é uma prioridade e, por isso, a cidade possui um lugar feito especialmente para essas crianças.
Diversos estudos feitos mundialmente apontam que investir na primeira infância é garantir retorno social e econômico à sociedade. Nesse sentido, o Presidente do MDB, Romero Jucá, não mediu esforços em tornar essa pauta sua bandeira.
Romero Jucá, através de articulação com o poder executivo, conseguiu obter recursos para a cidade de Boa Vista que são fundamentais para a Capital da Primeira Infância.
Á princípio, em parceria com a prefeitura de Boa Vista, os recursos possibilitaram a construção de ricos espaços de convivência familiar e diversão.
Com o apoio do presidente do MDB, a Prefeitura de Boa Vista e a Fundação Bernad Van Leer idealizaram uma praça que fosse adaptada aos pequenos, uma praça para a primeira infância.
Desse modo, foi realizada a reforma da praça do bairro Nova Cidade. Assim, tudo foi pensado com o objetivo de encantar os pequenos, promover a interação e fomentar a imaginação e o aprendizado.
Um lugar para marcar a primeira infância
Batizada de Praça da Primeira Infância – Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no bairro Nova Cidade, a praça é uma das mais encantadoras de Boa Vista. A proposta é o lazer, a aprendizagem e a interação dos pequenos.
A Praça do Nova Cidade é uma grande referência da prioridade dada a infância. Quem se aproxima do local logo percebe a mágica do lugar. Ou seja, um espaço para aprender brincando.
É um mundo de fantasia a céu aberto que atrai crianças e adultos. A magia dos brinquedos se apresenta a cada passo.
Quem não lembra das brincadeiras de infância, das praças, de brincar ao ar livre?
Atividades de esporte e lazer para a primeira infância Boa Vista é a capital da Primeira infância, bem como dos espaços esportivos
Em todo entorno da praça há escultura de animais, alguns inclusive fazem parte da série da Selvinha Amazônica, presente em outras praças de Boa Vista.
Romero Jucá acredita que, sobretudo, este contato das crianças com representações da fauna local é uma forma de garantir que as próximas gerações tenham mais respeito pela natureza.
Antes de mais nada, quem chega pela rua Campo Grande, é recepcionado por uma enorme escultura de lagarta, que vista de cima se transforma em borboleta, e que em seu corpo, há uma fonte de água pela qual as crianças podem passar.
Também possui fontes de águas que saem do chão, semelhantes às do Complexo Ayrton Senna. A criançada pode se refrescar e brincar ao mesmo tempo.
Não há quem resista! Até os adultos entram na brincadeira. Pais e filhos aprendem e se divertem juntos na Praça de Boa Vista.
Ainda nesse conceito de valorização da primeira infância, a praça conta com parquinho e brinquedos separados por idade.
Assim, as crianças podem brincar com seu grupo, explorando suas habilidades e compartilhando experiências únicas.
Mais um diferencial da praça é a academia aberta com equipamentos para os pequenos.
Além disso, há também banheiro familiar, lanchonetes, duas quadras de vôlei de areia, espaço para piquenique, um campo de futebol com grama sintética, quadra esportiva, além de posto de vigilância da guarda municipal.
É um sonho que saiu do papel e todos na cidade comemoram. Portanto, o bairro Nova Cidade sonhava com um espaço como esse e agora tem um parque de primeira linha, digno dos grandes centros.
Acompanhe a série de notícias sobre o que fazer em Boa Vista
Continue acompanhando a série de notícias sobre as cores e sabores da cidade mais linda do Brasil, aqui no site de Romero Jucá e descubra uma Boa Vista como você nunca viu!
A primeira matéria chamada ” O que fazer em Boa Vista” traz as principais opções de lazer e mostra o resultado do trabalho de Romero Jucá em cada canto da cidade. É, sobretudo, uma apresentação do que Boa Vista tem de melhor.
Na série de reportagens você vai conhecer Boa Vista e os melhores locais para visitar. Uma cidade com gente de todos os lugares do Brasil.
Portanto, Boa Vista encanta e reza a lenda que quem bebe a água do rio branco volta ou fica de vez na cidade.
Verdade ou não podemos dizer que ao andar pela cidade encontramos gente de norte a sul do país. Ou seja, a cidade tem a capacidade de abrigar o Brasil.
É uma capital moderna que possui a qualidade de vida de uma pequena cidade. Tudo que você imaginar em Boa Vista tem!
Quer continuar por dentro do que fazer em Boa Vista? Acompanhe a nossa série de notícias, aqui no site, sobre a cidade mais linda do Brasil