Na última quinta-feira, 24, a Prefeitura de Boa Vista entregou o Centro Cirúrgico e o Centro de Materiais Esterelizados (CME) do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). O Centro cirúrgico e o CME fazem parte do Bloco F, que já teve uma parte inaugurada anteriormente. Este é mais um reforço para a saúde municipal, principalmente para a saúde das crianças.
Em oito anos, a Prefeitura de Boa Vista reformou todos os oito blocos do Hospital. Porém, esse era o último que faltava entregar. As obras começaram na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e seguem com o prefeito Arthur Henrique.
Nesse sentido, com todos os blocos reformados e climatizados, as crianças têm melhor qualidade durante o atendimento. Os recursos da obra são próprios da PMBV, do presidente estadual do MDB RR, o Romero Jucá e da ex-deputada federal Maria Helena Veronese.
Além das obras de reformas e ampliação, o CME ganhou uma nova termodesinfectadora e uma lavadora ultra-sônica e o Centro cirúrgico com o novo equipamento de arco cirúrgico, que já vinham sendo utilizado nas cirurgias. Os equipamentos foram comprados com emendas de Jucá enquanto senador.
O Centro Cirúrgico conta com três salas de cirurgias. Além da sala de recuperação para o pós-cirúrgico e a sala de espera onde os pais podem aguardar os filhos que passam por cirurgia.
Romero é parceiro da saúde municipal
O Jucá destacou os avanços da saúde municipal nos últimos oito anos. “Esta entrega mostra que é possível fazer com dedicação, responsabilidade e compromisso. A saúde não vai deixar nunca de ter problema, mas se a gente encara da forma correta, com os recursos necessários, aplicando bem o dinheiro público, com o engajamento das pessoas, com decisão política em cima, é possível”, disse ele.
O presidente do MDB pontuou que nem todos têm o mesmo zelo pela saúde. “O que a gente vê em outras situações é o dinheiro da saúde escorrendo pelo ralo. Assim, quem sofre é a população. A saúde pública em Roraima não pode ser um negócio, não pode ser objeto de politicagem e de acordo político. O acordo político se faz para melhorar a vida das pessoas. A política que tira o dinheiro da educação, da saúde e de coisas fundamentais para a população não é uma boa política. Tem que ser substituída”, destacou.
Relembrar é viver
Logo depois, o ex-senador relembrou que em 1993 não havia nada no local, apenas quatro paredes levantadas. A projeção era de um posto de saúde que, posteriormente, virou um Hospital. “As coisas na gestão pública podem acontecer de forma boa ou ruim. Depende de quem você elege. Em outras palavras, quando você vota errado, a vida das pessoas piora”, disse.
Ele relembrou os investimentos feitos na saúde. “Passamos por oito anos de reconstrução, onde eu tive condições de botar muitos recursos na saúde, para o investimento e o equipamento. Nesse sentido, hoje temos o trabalho da saúde como exemplo. As pessoas olham e veem que é possível ter saúde com o tratamento, o medicamento e com responsabilidade. Ainda assim, não queremos ficar do jeito que está. Nós queremos mais”, finalizou.
Teresa transformou a saúde em Boa Vista
A ex-prefeita Teresa Surita falou do abandono que o Hospital da Criança passou. “Me lembro dos baldes a cada metro no corredor, de bolor na parede, das formigas e do ralo aberto na cozinha. Não tinha remédio e nem funcionários. Todavia, a gente nunca pode esquecer o quanto a prefeitura tem de recurso. É muito pouco. Além disso, o município atende o interior, os imigrantes e passou por uma pandemia”, disse.
A Teresa agradeceu ao Jucá pela parceria. “Sem o Romero, nada disso teria acontecido. É o meu grande parceiro nessa história de construir uma cidade para todos nós. Aqui era pra ser um posto de saúde, mas o Romero incentivou a fazer o projeto e nós conseguimos. Nesse sentido, essa parceria nossa foi o que garantiu que as obras acontecessem. Não posso deixar de agradecer a ele”, destacou.
Com o Arthur, o trabalho na saúde continua
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, falou que a entrega desta área do Bloco F era muito aguardada. “O Hospital é a grande referência do trabalho da dupla Teresa e Romero. Nós temos grandes obras, como o Parque do Rio Branco por exemplo, mas o trabalho deles pela saúde acontece há muitos anos e continua até hoje”, disse o Arthur.
Segundo ele, o Romero é parceiro não só trazendo os novos recursos, mas evitando que eles se percam. “Graças a Deus nós temos o Romero para garantir os recursos. Então, este é um grande emblema do trabalho desta dupla. Do compromisso que eles têm com as pessoas, salvando a vida de muita gente”, destacou o prefeito.
O Arthur disse que já tem mais um bloco planejado. O bloco administrativo. Posteriormente, serão reaproveitadas as salas que estão ocupadas com as equipes administrativas. “Podem ter certeza que estamos trabalhando cada vez mais para garantir não só a infraestrutura, mas também as condições de trabalho. Nós precisamos sim ter equipamentos modernos, mas precisamos garantir o profissional também. Eu tenho o compromisso de seguir ampliando a equipe”, disse o Arthur.