Romero Jucá sempre trabalhou para dar apoio ao produtor rural de Roraima, com os incentivos para a agricultura familiar e os recursos para a construção de feiras. E é sobre isso o podcast de hoje. Nesse sentido, o presidente regional do MDB bateu um papo com o Gilmar Santos e a Creonice Nascimento, produtores que estão prosperando em Rorainópolis.
“O tema do podcast desta sexta é fundamental para qualquer estado que pense em se desenvolver, que deseja demarcar um espaço no mapa do futuro. Para mostrar isso, portanto, eu conversei sobre a importância do apoio institucional ao produtor rural. E, para falar sobre o assunto, eu fui atrás de dois guerreiros do campo de Rorainópolis”, falou o Jucá.
O Gilmar, que conversou com o ex- senador de Roraima, planta citros, como a laranja e limão, bem como faz parte da cooperativa Roraicitrus em Rorainópolis. Já a Creonice Nascimento é da agricultura familiar e do mesmo modo está se dando bem nos negócios. Durante a conversa, o Jucá lembrou dos primeiros apoios que deu para a agricultura em Roraima.
“Roraima é uma terra abençoada, que pode produzir muito e gerar os empregos e a renda para milhares de famílias. Eu lembro que quando fui o governador aqui no fim dos anos 80, eu trouxe a cultura da soja. E, que se tornou um sucesso e a cada ano vai quebrando os recordes de produção no nosso Estado. Começamos com 10 produtores. Hoje, o Estado já tem 65 mil hectares de soja plantada, uma área 30% maior do que a do ano passado”, disse o Jucá.
Apoio ao produtor rural com um plano e estrutura
O Jucá sempre acreditou, portanto, no poder do campo e na força da agricultura como elemento forte para a economia de Roraima crescer e a população ter alimento farto e de qualidade na mesa. Em Boa Vista, dessa forma, teve como parceira a ex- prefeita Teresa Surita.
Para os pequenos produtores, nesse sentido o Jucá conseguiu em Brasília os recursos por meio do Plano Municipal do Desenvolvimento Agrário. O apoio, assim, garante o aumento da produção nos sítios das verduras, dos legumes e das frutas. Além disso, os produtos são vendidos não apenas nas feiras, também são comercializados para a Prefeitura enriquecer o cardápio da merenda das crianças das escolas municipais.
Já em Rorainópolis, vários produtores como o Gilmar, por exemplo, tiveram a ajuda com os recursos que o Jucá trouxe para a compra de maquinário, de tratores e de caminhões. Entre tantos investimentos, também na cidade ao sul de Roraima o ex- senador viabilizou a verba para a construção da feira Amazon Dalva. No local, a Creonice e outros feirantes podem vender os produtos em um espaço adequado. Antes disso, trabalhavam em condições precárias.
“Eu creio na política que ajuda a transformar a vida das pessoas. Ajudar a Creonice com a construção da nova feira Amazon Dalva e ter contribuído com a melhoria dos negócios para o Gilmar, não era mais que o meu dever quando fui senador. A cada ano que passa eu aprendo muito com o homem do campo e conheço de perto as suas necessidades”, falou o Jucá.
Apoio ao produtor rural