Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O mirante Edileusa Lóz do Parque do Rio Branco foi aberto para a visitação do público nesta quarta-feira, 02. O principal ponto turístico de Boa Vista foi inaugurado em dezembro de 2020 pela ex-prefeita Teresa Surita. O ex-senador Romero Jucá, que conseguiu os recursos para a realização da obra, visitou o local. É a primeira vez que ele vai na atração durante o dia depois que a construção foi concluída. O presidente do MDB em Roraima estava acompanhado do filho, Rodrigo Jucá.

Romero e Rodrigo Jucá no Mirante do Parque do Rio Branco observando o horizonte
Romero e Rodrigo Jucá contemplam a paisagem que o Mirante proporciona

+Veja aqui como agendar a visita ao Mirante

“Hoje foi o dia de conhecer o Mirante do Parque do Rio Branco. A partir de agora, ele está aberto à visitação pública, pelo agendamento no site da Prefeitura. Melhor ainda, é grátis. Eu tive o privilégio de retornar a esse local que tem um significado especial pra mim e para a nossa capital. Foi muito emocionante e pela lembrança da minha amiga Edileusa. Além disso, eu lembrei do nosso esforço em realizar essa grande obra e por tudo que ela representa na vida de tantas pessoas”, disse o Jucá.

Parque do Rio Branco turístico e a mudança social

No lugar que hoje é o Parque do Rio Branco, antes era o antigo Beiral. O local foi cenário de tristeza todos os anos na época das chuvas, quando muitas famílias dessa forma precisam abandonar as suas casas, as vezes durante a madrugada, para fugir da cheia do Rio Branco. Além disso, havia o problema social: venda de drogas e prostituição.

Romero Jucá no Mirante com o Rio Branco ao fundo
Mirante tem, assim, uma visão única do Rio Branco e restante da região

No entanto, em um projeto idealizado pela ex-prefeita Teresa e abraçado pelo Jucá, o Beiral deu lugar ao mais belo ponto turístico de Boa Vista. A transformação iniciou em 2018, quando a Prefeitura retirou 350 famílias da região, bem como indenizou as pessoas. No início da obra, com os recursos de Jucá, a Prefeitura fez a terraplanagem e drenagem da área, com a elevação da avenida Sebastião Diniz, bem como a canalização do igarapé Caxangá.

Na terceira etapa da obra do Parque do Rio Branco, portanto, a Prefeitura concluiu o mirante, os banheiros públicos, o posto de vigilância da Guarda Municipal, o parque da primeira infância com Selvinha Amazônica e o espaço para passeio. Além disso, uma novidade no local é que com o fim do Beiral, a praia está apta para a visitação no verão.

Terceira etapa

A última etapa da obra do Parque do Rio Branco é construída também com os recursos viabilizados por Romero Jucá. Nesta fase, o ponto turístico terá uma passarela fazendo a ligação do espaço com a Orla Taumanan. Esta, sobretudo, feita com a verba viabilizada pelo ex- senador.

Mirante

O Mirante Edileusa Lóz fica no Parque do Rio Branco. O nome é uma homenagem à ex- servidora da prefeitura e ex- candidata a vice-prefeita da capital, a Edileusa Lóz.

Romero e Rodrigo Jucá olham quadros dentro do Mirante
Mirante tem acervo histórico na parte interna

A estrutura do Mirante tem 120m de altura, sendo o ponto de observação mais alto de Boa Vista. A parte superior tem 250m² e está a 93m de altura, o que permite a visão panorâmica de 360° de toda a cidade. Há, ainda, um trecho com o piso de vidro. Para chegar no topo, existe dois elevadores, o social e o panorâmico.