Quem vai na feira quer comprar produtos fresquinhos e de qualidade. Para isso acontecer, porém, os feirantes precisam de boas condições de trabalho para que o produto nascido ainda lá com o homem do campo, seja armazenado e vendido da melhor forma. E, foi para atender todo esse ciclo produtivo que começa com o agricultor e termina na mesa da cozinha das pessoas, é que foi construída a Feira Amazon Dalva, em Rorainópolis.
A feira foi inaugurada em agosto de 2020 e é assim a maior do interior de Roraima. Com quase um ano funcionando, ela sobretudo atende as expectativas dos feirantes. A avaliação é feita por eles mesmo e o Gilvan Pereira, bem como, é um dos que estão vivendo um ‘sonho’.
“É o sonho da gente né, de ter uma feira mais organizada, com higienização, com piso adequado, com bancas adequadas”, falou o Pereira.
Pra quem não conhece como os feirantes trabalhavam antes da construção da Amazon Dalva é contudo mais difícil imaginar as dificuldades que passavam. Eles vendiam os produtos em condições precárias em uma feira improvisada. A Marilene Freitas vende alimentos e do mesmo modo viveu tudo isso.
“Eu trabalhava em um ponto na frente da antiga feira de Rorainópolis. Era preciso coragem para trabalhar oh! Entrava sol, chuva e as pessoas almoçavam no calor. Se chovesse, elas tinham que procurar outro lugar. Do mesmo modo, até os alimentos eu tinha que levar para casa porque não tinha onde deixar. Porém, tudo melhorou com a nova feira. Agora eu vendo a minha comida em um boxe adequado e confortável”, disse Marilene.
Feira confortável
Na avaliação dos feirantes a palavra mais usada é conforto. Sendo assim, eles acham o espaço adequado para atender as expectativas deles e dos visitantes. Uma dessas que gostou foi a Maria da Conceição, que vende frutas.
“Depois da feira nova foi muito bom, a gente apura o dinheirinho da gente todo dia. Mais organizado, tudo é mais limpinho, o banheiro é bem zelado”, falou a Maria.
Outro tema bastante comentado pelos feirantes é a chuva. Como a feira antiga não era adequada, quando isso acontecia portanto era um corre corre para não entrar água nos produtos. A Márcia de Souza fala, assim, desse passado que não existe mais e conta como o espaço está confortável.
“Ficou mais adequado, tem mais conforto né? para os feirantes, para os clientes também. Quando vem uma chuva você fica despreocupado”, contou a Márcia.
Já a feirante Nazaré Gomes diz, sobretudo, que a Feira Amazon Dalva é um exemplo que deveria ser seguido em outros espaços de comercialização.
“Aqui melhorou 100%, porque é uma feira exemplar. Ela é ampla e é ventilada. Se todas as feiras fossem assim, ah! eram mil maravilhas. Eu confio no Romero Jucá, eu acredito que, o que ele falou, tudo vai dar certo. Espero em Deus que sempre ele seja esse homem que trabalha a favor do povo”, disse a Nazaré.
Como a obra foi possível?
Para a Feira Amazon Dalva ser construída, no entanto, o Romero Jucá foi quem conseguiu os recursos para a Prefeitura de Rorainópolis fazer a obra. A verba foi garantida quando o presidente do MDB Local era senador de Roraima. No exercício do mandato, ele sempre atuou em parceria com os municípios para criar os espaços de comercialização e geração de renda, bem como promover atividades que impulsionem a economia.
“Nós temos que pensar sempre em criar alternativa de desenvolvimento, de emprego e de renda. As pessoas precisam comer, as pessoas precisam crescer, os jovens precisam de emprego e as famílias precisam ter sustentação. Eu sempre trabalhei para ajudar com recursos na construção de espaços de geração de renda para promover esse desenvolvimento”, disse o Jucá.