A educação em Boa Vista é de outro nível. Exemplo disso é que tem até a robótica dentro da sala de aula. Nesse sentido, com os investimentos do time MDB RR, a educação municipal se tornou a referência no país. Do mesmo modo, as escolas são modernas e estruturadas. E, tem a tecnologia, que é parte do dia a dia das crianças.
Além disso, Boa Vista é uma das poucas cidades do Brasil a implantar a robótica no ensino público. Atualmente, o Município aplica a metodologia em 100% das turmas do 1º ao 5º ano. Não só as escolas urbanas, mas também as rurais e as indígenas usam a didática.
Do mesmo modo, o Romero Jucá é parceiro de Boa Vista na educação municipal. Graças aos recursos destinados por ele, a Prefeitura construiu mais de 40 unidades de ensino. O investimento correto, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, fez com que Boa Vista se destacasse. O trabalho, bem como, continua com o Arthur Henrique.
Boa Vista tem ainda o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTTI). No local, a Prefeitura desenvolve a robótica desde 2016. Uma das equipes que se destaca no CCTTI, principalmente, é a I’Robot. Ela é composta por quatro alunos, que são: o Luciano Sampaio, o João Henrique, o Reldson Souza e a Sophie Nascimento. Eles têm idade entre 13 e 14 anos de idade.
Robótica de Roraima é destaque
Nesse meio tempo, o ano de 2021 começou bem para a turma do I’Robot. Eles tiveram a primeira produção intelectual publicada na revista oficial do Festival Sesi de Robótica. A inspiração do projeto veio dos investimentos feitos pela Prefeitura de Boa Vista na primeira infância.
O projeto “Brincar: Os primeiros passos para uma cidade inteligente e modelada” foi feito para a participação na etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL). Em seguida, ele garantiu a classificação da equipe para a etapa nacional. E, por fim, para a etapa mundial.
Nesse sentido, a publicação reúne as informações resumidas das produções intelectuais apresentadas no Festival Sesi de Robótica. O objetivo é estimular a pesquisa científica e a construção de cidades inteligentes.
Mais conquistas
Assim, a equipe “I, Robot” sempre aparece em premiações, um reconhecimento do trabalho. Eles já receberam diversos prêmios de destaque. Mais recentemente, o 3° lugar no Nacional em Inspiração e uma vaga para o International Open Brazil, em 2020. Por fim, ainda neste ano, a equipe “I, Robot” participa da etapa mundial da Global Innovation Awards (GIA), entre os dias 23 a 30 de junho.