O garimpo em Roraima ainda não é legalizado. Antes de mais nada, o Estado tem áreas indígenas e ambientais que precisam de uma lei para conter os impactos que o garimpo pode causar.
Nesse meio tempo, surgiu uma fake news com o nome de Romero Jucá. Na internet, algumas pessoas diziam que o Jucá era dono de uma empresa de mineração e, portanto, interessado em legalizar o garimpo nas áreas indígenas.
Antes de mais nada, isso é mentira. JUCÁ NÃO É DONO DE EMPRESAS E NEM TEM NEGÓCIOS COM O GARIMPO.
Anteriormente, uma de suas filhas foi sócia de uma empresa de brita que atendia a construção civil em Roraima. Assim, pessoas más usaram essa informação para prejudicar o Romero Jucá.
Mas em seguida, em 30 de outubro de 2017, o jornal O Globo confirmou que a empresa Boa Vista Mineração não fez nenhum pedido para trabalhar em área indígena. Depois, a filha de Jucá saiu da empresa. Hoje, ela trabalha com moda e comunicação.
Veja a verdade:
- Mineradora Boa Vista, de filha do senador Romero Jucá, não atua em área Ianomami / Fonte: O Globo
- Filha não se beneficiou de extinção de reserva mineral, afirma Jucá / Fonte: Poder360
- Mariana Jucá, filha de Romero é dona da mineradora que vai explorar a Renca #boato / Fonte: Boatos.org.br
Garimpo: atuais senadores foram irresponsáveis
Ainda assim, em novembro de 2019, o Jucá falou sobre a questão do garimpo em Roraima. Ao mesmo tempo, os garimpeiros pediam a legalização da atividades. Eles fecharam a rodovia BR-174 para chamar a atenção do Governo.
Hoje, mais de 25 mil pessoas vivem do garimpo em Roraima. Além disso, parte dos locais de mineração estão dentro das áreas indígenas. Por isso, é a Polícia Federal e o Exército que fiscalizam.
Para o Jucá, os atuais senadores são culpados pelo conflito. “Assisti a vídeos dos senadores dizendo que iam resolver tudo como num passe de mágica, mas com o garimpo não é assim. Portanto, isso foi muito irresponsável”, disse.
O ex-senador disse que é o Governo Federal quem define as regras do garimpo. Por isso, deputados e senadores têm que discutir os projetos que estão no Congresso. “Quando o Governo do Estado diz que tem uma lei para o garimpo, é absurdo. Porque esse tema é de esfera federal e assim, uma responsabilidade da União”.
Projeto pode regularizar a atividade
Em 1996, o Jucá apresentou um projeto de lei sobre o tema. O texto pode ajudar com as regras da mineração em áreas indígenas. Porém, a discussão não avançou e o projeto está parado na Câmara dos Deputados.
A Constituição Federal fala do garimpo em terras indígenas. No entanto, ainda não existem regras para garantir os direitos dos índios ou reduzir os impactos ao meio ambiente.
“Eu pedi para arquivar o texto porque recebi muitos ataques. Mas, ele está na Câmara dos Deputados e pode ser analisado. A Constituição Federal fala da mineração em terras indígenas, mas precisa ter as regras”, disse o Jucá.
Veja a verdade:
- Para Jucá, garimpeiros foram usados por políticos / Fonte: Romero Jucá – Site Oficial
- Jucá diz esperar que Câmara vote projeto sobre mineração em terras indígenas até o fim do ano / Fonte: Agência Senado
- Romero Jucá cobra regulamentação do garimpo em terras indígenas / Fonte: Agência Senado
- Projeto de Lei 1610/1996 / Fonte: Câmara dos Deputados