Com a pandemia, todo mundo entendeu a importância de cuidar da saúde. Mas, no Brasil todo, o desafio é o acesso a serviços gratuitos e de qualidade. Por isso, o time do MDB trabalha para ampliar a rede de saúde no Estado. Boa Vista, por exemplo, tem serviço de prevenção ao câncer desde 2016.
Antes, todos os pacientes dependiam da rede estadual depois da doença em estágio avançado. Porém, o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá, trouxe os recursos e garantiu o atendimento especializado.
“O CPCOM ajuda a identificar e tratar de forma precoce o câncer. É um serviço que garante mais sucesso e qualidade de vida aos pacientes que enfrentam essa doença tão perigosa”, disse.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer este ano. Além disso, é o câncer de pele que lidera a lista dos mais comuns no país.
Da mesma forma, os casos também devem aumentar em Roraima. Conforme o Instituto, o Estado confirmou 780 novos casos de câncer em 2020. Desse total, pelo 60 deles eram de câncer de mama. Em contrapartida, a Prefeitura registrou mais de 10.200 atendimentos no CPCOM entre janeiro e agosto de 2020.
Prevenção ao Câncer: melhor recuperação
Jucá ajudou a construir o espaço e também colabora com a qualidade dos serviços. Em 2020, o Centro ganhou um novo Raio-X.
Agora, o diagnóstico é mais rápido e mais preciso. Além disso, a Prefeitura informatizou o atendimento. Desta forma, o paciente pode marcar sua ida ao Centro, direto na Unidade Básica mais próxima de sua casa.
Atualmente, o Centro atende com cinco especialidades e faz exames por imagens. O Centro também trata lesões primárias de câncer. Porém, de acordo com o quadro do paciente, a equipe do Centro pode encaminhar para tratamento no Centro de Referência do Estado.