A Prefeitura de Boa Vista deu importante passo na luta contra a covid. O prefeito Arthur Henrique (MDB) assinou um termo para o município poder comprar a vacina. O Governo Federal não está distribuindo as doses na velocidade que é necessária para as prefeituras.
O direito à compra pelas prefeituras, no entanto, só se tornou possível agora. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no final do mês passado que os municípios podem fazer o processo de aquisição. Isso, contudo, caso o Governo Federal não faça o papel dele de forma mais ágil. Enfim, é o que está acontecendo no momento.
Visto à nova possibilidade de comprar as doses, o Arthur se reuniu nesta semana com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na reunião, os 100 chefes do executivo discutiram a possibilidade de aquisição de vacinas contra a Covid-19 por parte das prefeituras.
Dessa maneira, Arthur assinou o termo de “Manifestação de Interesse de Adesão ao Consórcio Público”. Assim, a Prefeitura de Boa Vista está mais próxima de adquirir novas vacinas.
“Poderemos aumentar a capacidade de imunização da população da capital. Estamos fazendo de tudo que está ao nosso alcance. Sendo assim, a ideia é garantir que todos sejam vacinados o mais rápido possível. Conforme as pessoas vão recebendo as doses, igualmente as mortes por covid irão diminuir”, falou.
Covid em Boa Vista x Demora
Romero Jucá já vinha alertando sobre a demora da entrega das vacinas para os municípios. O processo é feito pelo Governo Federal ao Estadual, que depois encaminha às prefeituras. Por outro lado, o presidente regional do MDB diz que a possibilidade da Prefeitura de Boa Vista comprar as doses é o melhor caminho para vencer a covid.
PODCAST: Vacina tem que chegar mais rápido, diz Jucá
“Das 90 mil vacinas que Roraima recebeu, menos de 30 mil foram para Boa Vista. Ou seja, poucas doses para muita gente. O prefeito Arthur, então, em uma ação corajosa se habilitou para comprar as vacinas desse consórcio. Parabéns a ele, esse é o caminho para enfrentar a pandemia da covid. Espero que dê tudo certo. Vamos ficar torcendo e orando”, disse.
Investimentos
A saúde em Boa Vista melhorou muito nos últimos anos. No ano de 2013, apenas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionavam na capital. Para mudar o quadro, dessa forma, o Município construiu e reformou mais postos. Recentemente, a Prefeitura inaugurou o posto do São Pedro.
Hoje, são mais 34 unidades de saúde com serviços de qualidade para a população. No entanto, a pandemia do coronavírus aumentou a demanda. Sendo assim, oito UBS trabalham com horário ampliado.
+ Confira aqui os postos de saúde com horário ampliado
Atualmente, Boa Vista tem oito UBS para os pacientes suspeitos e com sintomas leves da covid-19. Para se ter uma ideia, só entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 50 mil atendimentos. Além disso, os postos de saúde passaram da marca de 21 mil testes rápidos.
Acima de tudo, a Prefeitura de Boa Vista atua no reforço do quadro de servidores da saúde. Para isso, realizou o processo seletivo para a contratação de mais 100 profissionais. Eles irão atuar no combate da covid.
Jucá colaborou com a mudança de patamar da saúde. Ele liberou recursos para a construção e reforma de boa parte das UBS. Com verbas viabilizadas pelo ex-senador, a Prefeitura também reformou, ampliou e equipou o Hospital da Criança.
Da mesma maneira, Jucá garantiu recursos para construir mais um bloco no Hospital da Criança. A obra deve começar ainda este ano.