A segurança pública em Roraima está em alerta. Nos últimos dias, a população ficou assustada com a onda de violência que tomou conta do Estado.
Nesse meio tempo, várias pessoas foram assassinadas. E alguns crimes, aconteceram na luz do dia, em espaços públicos.
De acordo com as autoridades, a briga entre facções criminosas pode ser a causa do problema. Desde que a crise migratória aumentou, esses grupos também cresceram em Roraima.
Assim, a imigração facilitou a participação de estrangeiros no crime. Hoje, a Polícia investiga a ação de venezuelanos ne.
Segurança é direito de Todos
Neste podcast, Jucá cobra do Governo do Estado ação urgente para conter a onda de violência em Roraima. Segundo ele, a população sofre com a ausência da polícia nas ruas.
Apesar dos concursos públicos, o Governo não ampliou as forças policiais. No entanto, os aprovados cobram as novas etapas de seleção.
Além disso, é o Governo Federal que administra a Penitenciária Agrícola desde 2018. O trabalho é feito pela Força-Tática de Intervenção Penitenciária.
Nesse meio tempo, o Ministério da Justiça prorrogou por 10 vezes a presença do grupo no Estado. Mas, avisou que a equipe sai de Roraima em abril. O Ministério também descartou novas prorrogações.
Diante disso, Jucá defende controlar quem entra no Estado. Ele é autor do projeto de Lei do Senado 408/2018, que muda o Estatuto do Migrante.
Para ele, Roraima tem que dizer o número de migrantes que pode receber com qualidade. O documento prevê ainda, a deportação de criminosos estrangeiros para evitar o contato com facções criminosas do Brasil.
O senador Márcio Bittar é o relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça. Mas, a discussão ainda não avançou.
Segurança com a Guarda Municipal
Jucá também ajudou a Guarda Civil Municipal de Boa Vista. Ele trouxe recursos para novos carros, motos, armas e equipamentos.
Hoje, Boa Vista tem uma das melhores Guardas Municipais do país.
Parte dos agentes usa arma de fogo e a Prefeitura mantém postos fixos em diversas praças.
A Guarda também faz ronda em todos os bairros. Eles também fazem apreensão de drogas e armas, por exemplo.
Segurança Pública virou problema em Roraima