Conter o avanço dos casos de câncer é um desafio em todo o Brasil. E na nossa capital, Boa Vista, o combate ao câncer ganhou destaque nos meses de outubro e novembro com as campanhas educativas.
Conforme o INCA, o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que até 2025 o Brasil registre mais de 700 mil novos casos de câncer. Por isso, o combate a essa doença se tornou uma prioridade na saúde pública.
Os estudos comprovam que ter uma vida mais saudável é o caminho mais seguro para prevenir qualquer tipo de câncer. Por isso, de modo geral, a regra para tentar evitar a doença é eliminar os chamados fatores de risco.
Este eles estão o fumo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o sedentarismo e, no caso de Roraima, ter uma atenção ainda maior em relação ao tempo de exposição ao sol. Como o nosso Estado fica em uma zona de alta intensidade dos raios solares, isso aumenta os riscos para o desenvolvimento do câncer de pele.
Além de todos esses cuidados, a forma mais eficaz de garantir a cura de qualquer tipo de câncer é com o diagnóstico precoce da doença. Por isso, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são tão importantes.
Combate ao Câncer: atenção para a saúde feminina
Em Boa Vista, as mulheres representam a maioria da população. E para garantir que elas tenham uma condição de vida mais saudável e com menos riscos de desenvolver câncer, a Prefeitura ampliou a oferta de serviços especializados de saúde da mulher.
No Senado Federal, eu ajudei a destinar os recursos que serviram para a implantação do Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama, o CPCOM. Uma estrutura importante que ajuda no diagnóstico precoce dessas doenças, facilitando assim o tratamento e a cura.
Hoje, além da ampliação da oferta do exame preventivo e de toda a estrutura de serviços do CPCOM, Boa Vista conta ainda com duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher.
Essas unidades oferecem o atendimento especializado e por isso, as pacientes têm que passar antes em uma Unidade Básica de Saúde para depois, irem para o serviço das Unidades Móveis.
Nas Unidades Móveis, elas contam com o exame preventivo, a consulta com ginecologista, o exame de mamografia e ultrassonografia. Juntas, as duas unidades têm capacidade para fazer até 400 atendimentos por mês. Ou seja, é um reforço importante para a garantia da saúde das mulheres de Boa Vista.
Prevenção para todos e todas
Mas, não são apenas as mulheres que precisam se cuidar. De modo geral, no Brasil, os casos de câncer são mais comuns nos homens. Contudo, há um fator que influência isso: os homens procuram menos pelos serviços de saúde.
Geralmente, o homem só vão em uma Unidade de Saúde quando já estão doentes. Ou seja, com sintomas avançados de alguma doença. Daí, a importância da campanha Novembro Azul porque ela é um esforço para incentivar que os homens cuidem mais da própria saúde e invistam na prevenção de doenças.
Portanto, cuidar da nossa própria saúde é um dever de todos nós. Porque manter bons hábitos e fazer os exames regulares é o que garante que a gente tenha uma vida mais longa e ativa, com independência, dignidade e qualidade. Então, aproveite os serviços gratuitos da rede municipal de Boa Vista e cuida da sua saúde.