Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo

Currículo Romero Jucá

Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
Perfil -  Romero Jucá
 
O senador Romero Jucá ( PMDB/RR), assumiu o terceiro mandato consecutivo pelo Estado de Roraima em fevereiro de  2012. Foi líder do governo no Senado, designado pelos Presidentes Fernando Henrique Cardozo, Luiz Inácio Lula da Silva e  Dilma Rousseff.
Neste mandato, Romero Jucá mantém as características que marcaram sua atuação relevante e sempre decisiva nas grandes questões econômicas nacionais, além de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento da Região Norte e, em especial, de Roraima.
 

Foi relator geral do orçamento da União nos anos de 2005 e 2013.  Atualmente é Vice-Presidente do Senado Federal e  relator da Comissão Mista do Congresso, que vai regulamentar dispositivos da Constituição Federal, inclusive a recente  PEC dos Empregados Domésticos,.  É também coordenador do Grupo G-20 parlamentar, responsável por  organizar o V Fórum de Consulta de Presidentes de Parlamentos do G20, a ser sediado no Brasil em 2014.

 

 

Participa produtivamente relatando matérias e apresentando projetos de interesse da sociedade brasileira como titular de cinco comissões permanentes do Senado Federal. São elas: Constituição e Justiça - CCJ, Assuntos Econômicos - CAE, Meio Ambiente- CMA, Educação - CE e Desenvolvimento Regional e Turismo – CDR.   ( Fev.2014 ).

É membro suplente das Comissões de Assuntos Sociais (CAS), Relações Exteriores e Defesa Nacional ( CRE), Serviços de Infraestrutura – CI e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA.

 

O Ranking feito pela Revista Veja e publicado no mês de dezembro de 2012, com a colaboração do Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), classificou o senador, Romero Jucá como o  segundo parlamentar que mais trabalhou em 2012, em favor de um Brasil mais moderno e competitivo. 
 
Também foi apontado em 2013, como um dos dez políticos mais influentes do Congresso Nacional pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.  Jucá consta ainda por quinze anos consecutivos na lista dos " 100 Cabeças do Congresso Nacional".

Líder experiente e com uma capacidade de articulação reconhecida pelos parlamentares nos encaminhamentos de votações. Fato explicado pelo bom trânsito nos diferentes escalões da República, assim como pelo conhecimento da legislação do País e das normas congressuais. 

 
Romero Jucá nasceu em Recife (PE), estudou Economia na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação em Engenharia Econômica. Foi no Recife que ele começou sua vida política como diretor da Secretaria de Educação do Estado. Em 1984 foi secretário extraordinário de Coordenação da Prefeitura do Recife. Ele trabalhou ainda como professor universitário, gerente e diretor de órgãos públicos e privados. Após essa experiência, presidiu a Fundação Projeto Rondon, em 1985, e no mesmo ano, foi secretário executivo da Comissão Interministerial de Educação e Desenvolvimento Regional.
 
 
Em 1986, Romero Jucá presidiu a Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela excelente administração desenvolvida no órgão foi nomeado pelo presidente José Sarney e aprovado pelo Senado, em 1988, para ser governador do então território de Roraima. Durante o mandato, ele teve a missão de consolidar a transformação de território para estado da federação e, principalmente, de preparar as bases para o desenvolvimento de Roraima. Entre suas ações estão obras de Educação, Saúde, Habitação, Infra-estrutura e Segurança, além de ser o primeiro governador a apoiar e iniciar o desenvolvimento do potencial da região para culturas agrícolas como a soja.
 
 
Romero Jucá foi, em 1992, diretor de Abastecimento da CONAB e secretário nacional de Habitação do Governo Federal. Em 1994 foi eleito senador pela primeira vez. Desde sua posse, ele ocupou cargos de destaque no Congresso Nacional e no Governo Federal. Desde 2003 é filiado ao PMDB e preside o Diretório Estadual em Roraima.
 
 
Nos governos federais, ele integrou conselhos deliberativos de importantes instituições como a SUFRAMA e a SUDENE. Em 2005, ele foi convidado pelo Presidente Lula para ocupar a pasta da Previdência Social. Durante sua gestão como ministro, Romero Jucá priorizou o equilíbrio das contas públicas no âmbito previdenciário e iniciou o trabalho de modernização do INSS em todo o Brasil. Ele ainda ampliou a atuação da Previdência na Região Norte e melhorou o atendimento à população.
 
A qualidade de seu trabalho parlamentar  é reconhecido por diversas instituições brasileiras. Em 2013, por exemplo,  Romero Jucá recebeu os seguintes prêmios e condecorações:
 
- Personalidade Profissional 2013  -  Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados - CNTU

-
Prêmio Atuação Parlamentar do Setor de Serviços -  Cebrasse  Central Brasileira do Setor de Serviços

- Prêmio Mérito Lojista 2013  - Câmara dos Dirigentes Lojistas ( CDL ) de Manaus

- Os 10 mais do Congresso Nacional / 2013 - DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

 

 - Grande Colar de Mérito - Governo do Estado de Roraima 2013

 ----------------
 
 



 
acompanhe o senador