Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O MDB RR fez nesta sexta- feira (15), um ato de filiação para os pré -candidatos e para os seu novos integrantes. Neste ato, o MDB RR formalizou novas filiações de pessoas de todo o Estado, com destaque para a juventude que recebeu mais 40 jovens. 

MDB RR recebeu cerca de 40 novos jovens
A Juventude do MDB RR está maior

O ato de filiação marca o início da campanha do MDB RR para as eleições de 2024. Conforme disse o presidente do partido, Romero Jucá, o objetivo é construir novas candidaturas apresentando as suas lideranças que vão contribuir com o desenvolvimento dos municípios. 

“Nós estamos conversando para lançar os nossos candidatos na maioria dos municípios. Na capital, por exemplo, nós recebemos os vereadores com mandato que vão fortalecer a base de apoio do prefeito Arthur Henrique. Portanto, o MDB está unido e vamos buscar mais pessoas para estarem com a gente”. 

Os novos vereadores em Boa Vista

Na capital, quatro vereadores com mandato aproveitaram a janela partidária para migrar para o MDB RR. São eles: Dr. Ilderson, Thiago Fogaça, Vavá do Thianguá e Júlio César Medeiros. Assim, o partido ampliou a sua base na Câmara Municipal e, consequentemente, forma um grande bloco de apoio à reeleição do prefeito Arthur Henrique, que também é do MDB RR. 

O evento teve ainda com a participação dos parlamentares do MDB RR, os deputados estaduais Idazio da Perfil e Dr Meton, além da deputada federal Helena Lima. 

Os vereadores de Boa Vista, Adjalma Batista, Adan Lima, Bruno Perez, Leonel Oliveira, Ruan Kenobby, Nilson Bispo, Gildean Gari, Guarda Jullyerre Pablo e o Subtenente Velton também participaram do evento. Assim, eles completam a base de apoio do prefeito e do Time MDB RR.

Ato de filiação: mais apoio para Arthur e Teresa

Além deles, o MDB também filiou na capital, o ex- deputado estadual Dhiego Coelho e o superintendente do Dnit em Roraima, Igo Brasil. Conforme o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, esse apoio é importante para fortalecer o MDB nessa nova caminhada.

MDB RR recebe novos filiados na capital e no interior
O MDB RR ganhou novos filiados na capital e no interior

“O MDB tem uma história que está ligada ao desenvolvimento de Roraima e de Boa Vista. Boa Vista é uma das melhores capitais do país, justamente pelo trabalho do MDB. E hoje, estamos dando as boas- vindas para as pessoas que vão fortalecer o nosso Time na capital e, da mesma forma, no interior do nosso Estado”. 

Esse mesmo grupo forma a base de apoio de Teresa Surita. Ela será a candidata do MDB RR em uma eventual eleição suplementar para o Governo do Estado. Em seu discurso, portanto, ela reforçou o desejo de levar para todo o Estado, a gestão de resultados que fez em Boa Vista.

“Conforme o tempo passa, as pessoas ficam mais conscientes do Estado que elas querem. Elas pensam se querem um Estado com uma maternidade de lona, sem internet, sem estradas e sem escolas de qualidade. Ou se, por outro lado, querem um Estado mais justo onde as pessoas vivam com mais qualidade e oportunidades. Eu tenho trabalhado muito e não desisto do que acredito”. 

O MDB RR no interior

Neste ato, o MDB recebeu a filiação de novos membros de diferentes municípios do interior. No entanto, o MDB vai seguir com as novas filiações, para fechar as chapas municipais, até o prazo final da justiça eleitoral. Ou seja, 6 de abril, para quem deseja concorrer nessas eleições.

O Estado de Roraima tem a quinta maior população indígena do país, de acordo com os dados do Censo 2022. Assim, conforme o IBGE, são mais de 97 mil pessoas que se autodeclaram indígenas. Ou seja, mais de 15% da população total do Estado.

Romero Jucá e Rose Brito dançam com comunidade indígena de Amajari
Mais de 15% da população total do Estado é indígena

E desde o ano passado, o Estado ganhou destaque como notícia nacional e internacional. Isso porque, a crise de saúde no território Yanomami mostrou a dificuldade para atender e proteger essa população que ainda vive de forma isolada. 

Mas, enquanto os Yanomami são cerca de 27 mil habitantes, os demais povos vivem em comunidades com características bem diversas. Como as comunidades que ficam em Boa Vista, por exemplo. Elas têm o ensino da língua materna mas também usam a tecnologia para a comunicação e a educação. Esses povos, portanto, são bem diferentes dos Yanomami.

E foi nesses grupos que o trabalho do MDB RR fez toda a diferença. Assim, com o apoio do presidente estadual do MDB RR, Romero Jucá, muitos dos indígenas de Roraima conquistaram a sua autonomia e dignidade.

População Indígena tem a sua renda com a criação de gado

A criação de gado é uma atividade comum entre os indígenas locais. Para eles, o gado é fonte de alimento e de renda. E foi para ampliar esse trabalho que o MDB ajudou no maior projeto de desenvolvimento econômico para os povos indígenas do país.

População Indígena de Roraima cria gado
O gado virou renda para os indígenas do Estado

Assim, mais de 10 mil cabeças de gado foram entregues entre todas as comunidades locais que aceitaram fazer parte do projeto. Só no Uiramutã, onde vive a maior população indígena do Estado, foram mais de 2 mil animais, de acordo com o presidente do MDB RR, Romero Jucá.

“A gente ouviu as lideranças e eles falaram da criação de gado como a atividade mais importante para as comunidades. Então, nós fomos atrás dos recursos. E, junto com a Funai, nós fizemos o projeto que atendeu a quase todos os povos indígenas locais”.

Além do gado, o projeto garantiu a assistência técnica por um ano. Assim, as comunidades ganharam as vacinas, os medicamentos e os materiais para os currais. Em contrapartida, eles não podiam abater ou vender os animais por três anos, o que ajudou no aumento do rebanho.

Veja aqui como o gado é util para os indígenas

O gado é fonte de renda e autonomia

A comunidade do Raimundão, que fica em Alto Alegre, por exemplo, conseguiu o dinheiro para comprar uma caminhonete. Já na comunidade de Malacacheta, que fica no Cantá, o dinheiro do gado é como poupança que serve para todas as necessidades do grupo, como explica o Tuxaua José Ailton de Sousa.

“A questão do gado na nossa vida é de suma importância. Com ele, nós já compramos a carroça de trator, os utensílios da casa da fazenda, as telhas, o cimento, a areia, os tijolos e as bolas de arames. Ou seja, tudo veio do recurso próprio da comunidade através do nosso gado”.

Veja mais ações que melhoram vidas

Mas, além do gado, os povos indígenas tiveram o apoio para melhorar os serviços básicos. Assim, o Dsei Leste ganhou o seu primeiro polo de saúde. Ele fica em Normandia e atende a toda população da região da Raposa Serra do Sol.

Romero Jucá ajudou a construir o Polo Base de Saúde da Raposa Serra do Sol
O Polo atende toda a comunidade da Raposa Serra do Sol

Outra obra importante foi a construção da Casai de Boa Vista. O espaço recebe os pacientes que precisam vir para a capital para o tratamento de saúde. Desta forma, ela conta com dormitórios, os ambulatórios e a farmácia.

Com os recursos que Romero Jucá trouxe muitas comunidades passaram a contar com novos serviços como a água encanada e o acesso à internet. Para os sistemas de água, foram mais de 200 melhorias, com a ampliação de sistemas já existentes e a implantação em outras comunidades.

Esse trabalho também fez a internet chegar em 45 comunidades. A internet substituiu o sistema de radiofonia das equipes de saúde, além de servir para o uso das comunidades. “São serviços que melhoraram a vida dos povos indígenas de todo o nosso Estado. Assim, elas seguem ajudando na geração de renda e dignidade para as nossas comunidades. E hoje, esses são alguns dos motivos para comemorar o Dia Nacional dos Povos Indígenas”. 

Conheça mais sobre esse trabalho

O presidente do MDB RR, Romero Jucá, teve uma reunião com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes para tratar de obras em Boa Vista. No encontro, eles falaram sobre a obra de Drenagem no Pricumã. 

Romero Jucá com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
O Ministro garantiu o apoio para as obras em Roraima

O projeto já existe e foi aprovado. Porém, ainda depende dos recursos para começar. A ideia é construir galerias no Igarapé e assim, acabar com os riscos de alagamento na região. A obra de drenagem no Pricumã portanto, deve atender a vários bairros.

Conforme o presidente do MDB RR, Romero Jucá, a obra é semelhante ao que foi feito na região do Parque Linear do Cinturão Verde. Ou seja, uma área que não tinha uso e que virou um espaço de lazer e de prática esportiva para toda a família. 

“O Ministro nos recebeu muito bem. E eu agradeço essa atenção porque a drenagem do Igarapé Pricumã é uma obra importante para a nossa capital. Ela vai atender a muitas famílias que ainda sofrem com os alagamentos. Por isso, nós pedimos essa atenção especial”. 

Nas suas redes sociais, o Ministro Waldez Góes comentou a reunião. “Um excelente encontro para discutir projetos essenciais. São obras para melhorar a infraestrutura e mais projetos de macrodrenagem para os municípios de Roraima”. 

Drenagem no Pricumã e as estradas vicinais

Da mesma forma, a pauta incluiu outras demandas locais como os projetos para levar mais obras de asfalto para as estradas vicinais. Em Boa Vista, por exemplo, a Prefeitura está concluindo várias obras do tipo com os recursos que o presidente do MDB RR, Romero Jucá ajudou a liberar. 

Entre elas, está o asfalto na estrada do Bom Intento e da BVA 148, que dá acesso ao Lago do Robertinho. Para ele, essas são obras positivas para a economia do Estado.

“É uma alegria ver essas obras acontecendo. E com o resultado que a gente espera para a melhoria de vida da população, para o crescimento da nossa economia e para a geração de emprego e renda”. 

O MDB Nacional fez nesta quarta-feira (29), uma agenda de organização do partido. O ato incluiu a Convenção Nacional dos Núcleos e a reunião da Executiva Nacional. Da mesma forma, na reunião, o partido tratou da proposta para a campanha nacional de filiação, com o tema Bora 15.

A ideia do Bora 15, segundo o presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, é buscar as novas lideranças para o partido. Desta forma, ele quer aproveitar o momento das eleições municipais. “O MDB é o maior partido do Brasil. Porém, nos últimos anos, vimos uma curva decrescente de filiações. Por isso, nós assumimos o compromisso de mudar isso e assim, fazer essa curva voltar a crescer”. 

Romero Jucá participa da reunião do MDB sobre a campanha de filiação Bora 15
O MDB quer novos filiados

Para o presidente estadual do MDB RR, Romero Jucá, o momento é decisivo para o futuro do partido. “Nós queremos filiar todos e todas interessadas em concorrer aos cargos de vereadores, de prefeitos e de vices, além dos nossos militantes. Ou seja, as pessoas que tenham as condições de atuar para melhorar o nosso país”. 

O MDB organizou as suas bases, com as convenções estaduais e de Núcleos em todo o país. Em Roraima, por exemplo, o MDB tem os Núcleos Estaduais do MDB Mulher, de Juventude e o Afro. Além do Núcleo Diversidade em dois municípios do Estado.

Bora 15: RR faz parte dos Núcleos Nacionais 

A Convenção Nacional reconduziu a presidente do MDB Mulher de Roraima, Rosilene Brito. E para o MDB, a construção de uma sociedade mais justa passa por ampliar a participação das mulheres na política.

FUG Nacional faz a recondução de Rose Brito para a presidência da FUG RR
Rose Brito é a presidente do MDB Mulher RR

“O nosso compromisso é apoiar as candidaturas de mulheres. Tanto que a única mulher na bancada federal de Roraima é do MDB. Então, esse é um trabalho que vai continuar, junto ao novo esforço de filiação. Porque nós queremos mais mulheres na política”. 

O grupo também aprovou o nome de Bruno Magalhães para a JMDB RR. Além disso, ele faz parte da JMDB Nacional, como o segundo vice- presidente da Região Norte. 

Bruno Magalhães é do MDB
Bruno é o presidente da JMDB RR

“Entre os 22 Estados que fizeram as convenções de Juventude, nós conseguimos um espaço muito significativo. Eu agradeço a confiança do MDB RR e o convite do nosso novo presidente nacional, Leonardo Resende. Agora, vamos trabalhar para trazer mais lideranças jovens para o MDB e assim ter mais candidatos jovens nas próximas eleições”.

A Convenção Nacional ainda confirmou o nome de Valmir dos Santos, mais conhecido como o Baiano do Vila Jardim,  para a presidência do MDB Afro RR. Da mesma forma, ela faz parte do Núcleo Nacional, na função de segundo vogal.

Além do Núcleo Afro Estadual, o partido conta ainda com cinco Núcleos Afro municipais. “Eu, como filho de negros, descendente de escravos no Estado da Bahia, agradeço a oportunidade de estar à frente do MDB Afro em Roraima. Por isso, parabenizo ao nosso presidente estadual Romero Jucá, e ao nosso presidente nacional, Baleia Rossi, por apoiarem essa luta tão importante”. 

A filiação

As pessoas interessadas em fazer parte do MDB, podem fazer a sua filiação de forma online. Para isso, é só acessar o endereço eletrônico www.filie.mdb.rog.br e enviar as informações solicitadas.

Esse espaço serve ainda para quem já é filiado ao partido e deseja atualizar as suas informações pessoais. O MDB segue todas as regras para manter a segurança dos dados pessoais, conforme as exigências da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.

O Ministério das Cidades fez nesta quarta-feira (22), a solenidade para anunciar os projetos aprovados na 1a Seleção de proposta do Programa Minha Casa, Minha Vida para a Faixa 1. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso no evento.

E Boa Vista tem projetos aprovados nesta 1a Seleção. Conforme o Ministro das Cidades, Jader Filho, a Caixa Econômica Federal recebeu mais de 900 mil propostas. Desta forma, eles aprovaram 1.200 empreendimentos, para a construção de 187,5 mil unidades em 560 municípios brasileiros. 

“Esse é um dos maiores programas habitacionais da história. Não só do Brasil, mas um dos maiores programas desse tipo do mundo. Em breve, nós vamos divulgar as novas seleções de propostas. E queremos entregar mais de 2 milhões de moradias até 2026”. 

1a Seleção: o destaque para as ações de Boa Vista

As ações do prefeito Arthur Henrique garantiram o destaque para Boa Vista. Isso porque, ele criou duas medidas legais que facilitaram a construção das novas moradias.

Arthur Henrique anuncia medidas para facilitar a construção de Moradias em Boa Vista do Minha Casa, Minha Vida
As duas medidas ajudam no acesso à casa própria

Assim, além de dar os incentivos fiscais para as empresas e os futuros beneficiários do programa, ele também cedeu áreas do município para a construção. Portanto, ele ajudou a reduzir os custos dos imóveis.

No evento, o presidente do MDB RR, Romero Jucá representou o prefeito de Boa Vista. Só este ano, eles tiveram pelo menos duas reuniões no Ministério das Cidades, com o Ministro Jader Filho, que também é do MDB. 

Romero Jucá discutiu com o Ministro Jader Filho, as obras do PAC Boa Vista
Romero Jucá pediu mais casas para a capital

Conforme disse o presidente do MDB RR, as reuniões serviram para levar ao Ministro as demandas da capital e ajudaram na elaboração das propostas para o programa. 

“O prefeito Arthur deu um exemplo de compromisso com a população, criando as leis que facilitam a construção das moradias e barateiam o custo final para as famílias. O Minha Casa, Minha Vida tem um apelo social muito grande e essas obras vão gerar muitos empregos. Por isso, eu estou muito feliz com essa conquista, que é também do MDB, e que nós estamos levando para a nossa capital”. 

Quem faz parte da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida?

Nesta 1a seleção, o Ministério das Cidades aprovou três propostas para a Faixa 1, em Boa Vista. Juntas, elas somam 1.749 moradias. De acordo com as regras do programa, a Faixa 1 atende a beneficiários com a renda bruta familiar de até R$ 2.640,00. 

Romero Jucá ajudou a trazer projetos do Minha Casa, Minha Vida para o Estado
O Minha Casa, Minha vida é o sonho da casa própria

A proposta da Prefeitura prevê a construção de até 999 unidades nesta Faixa, sendo que 319 são casas e 680 são apartamentos. As áreas cedidas para estas obras ficam em 11 bairros da capital, conforme explicou o prefeito Arthur Henrique. 

“Nós selecionamos as áreas com toda a infraestrutura adequada. Portanto, elas contam com o asfalto, a iluminação, a rede de água e esgoto além de transporte público. Então, são locais que ficam perto de equipamentos públicos, como as escolas e as UBS, por exemplo”.

No total, a Prefeitura cedeu áreas para a construção de até 1.622 moradias, entre casas e apartamentos, para as Faixas 1, 2 e 3 do programa. O município espera a seleção das demais propostas.

Os Incentivos Fiscais

Em agosto deste ano, o prefeito Arthur sancionou a lei que dá os incentivos fiscais para as construtoras e os futuros beneficiários do programa. Desta forma, eles não precisam pagar os impostos e nem as taxas. E assim, o preço final do imóvel fica mais barato.

O Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães aprovou nesta terça-feira (31), a recondução do deputado federal, Alceu Moreira para o cargo de presidente nacional da FUG. 

Alceu Moreira presidente da FUG Nacional
O gestão de Alceu Moreira segue até 2025

Da mesma forma, o ex -ministro Moreira Franco permanecerá no comando do Conselho Curador, do qual também faz parte o presidente do MDB RR, Romero Jucá. O grupo ainda aprovou os membros do Conselho Fiscal e da FUG nos Estados. Portanto, a recondução de Rose Brito para o comando da FUG RR.

A FUG é o braço de formação política e cidadã do MDB. Assim, ela atua com a oferta de cursos, além de outros conteúdos e ações que ajudam a formar novas lideranças, bem como capacitar os gestores públicos.

E para o presidente do MDB RR, Romero Jucá, que é suplente no Conselho Curador, a FUG terá a importante missão de ajudar a fortalecer o MDB nas eleições de 2024. “O MDB tem uma meta de curto prazo para alcançar nas próximas eleições. E a Fundação Ulysses Guimarães é fundamental para balizar esse alinhamento e essa condução temática”.

Recondução: Rose Brito fala sobre o trabalho da FUG RR

Em Roraima, a FUG atua com a oferta de cursos online e presenciais. No mês de outubro, por exemplo, a Fundação atendeu cerca de 180 jovens em uma parceria com os programas sociais da Prefeitura de Boa Vista. 

FUG Nacional faz a recondução de Rose Brito para a presidência da FUG RR
Rose Brito segue no comando das ações da FUG RR

Uma iniciativa que deve ser ampliada, conforme disse a presidente da FUG RR, Rose Brito. “A FUG tem uma oferta de conteúdos ampla, que ajuda também quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho. E atuar com a juventude nos deixa muito felizes. Porque além de contribuir com o seu aprendizado, nós também incentivamos a participação desses jovens na política”.

Para conhecer a oferta de curso da FUG, basta seguir o seu perfil no Instagram: @fugroraima. E para participar, basta fazer contato com a secretaria local, pelo whatsapp 95 99115 5021.

O presidente do MDB RR, Romero Jucá, participou da audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para a assinatura da ordem de serviço da obra de recuperação da BR 210 e de mais um trecho da BR 174.

Romero Jucá e deputa Helena Lima conversa com o Ministro dos Transportes Renan Filho sobre a recuperação da BR 210
O MDB ajudou na recuperação das estradas de Roraima

Conforme o Ministro Renan Filho o projeto prevê a recuperação da BR 210, no trecho entre o Distrito de Novo Paraíso e o Jatapu. No total, são 144 km de via atendida com um investimento aproximado de R$ 67 milhões. “Nós assumimos um compromisso com Roraima. E essa novidade é muito boa porque agora, a obra da BR 210 vai andar muito mais”.

Já na BR 174, a recuperação emergencial vai atender o trecho entre Boa Vista e Pedra Pintada. Este é o último dos três lotes de serviço previstos para a via. Assim, na região Sul, entre Boa Vista e Caracaraí, o trabalho já foi concluído. E no trecho Norte, perto de Pacaraima, as obras estão em andamento. 

“Esse trabalho de recuperação das rodovias já melhorou bastante a condição das rodovias de Roraima. É importante lembrar que nos últimos seis anos, essa malha viária só piorou. Então, nós temos que continuar somando os esforços da bancada federal para fortalecer os investimentos em Roraima”. 

O MDB RR pediu a requalificação da BR 174

Ao todo, o Ministério dos Transportes está investindo R$ 100 milhões no trabalho de recuperação da BR 174. Mas além disso, o presidente do MDB RR, Romero Jucá defende também a requalificação de trechos da via, para atender a capacidade de grandes cargas. 

Esse pedido está na Carta de Sugestões do MDB RR para o PPA do Governo Federal. “Nós temos que agradecer ao trabalho do Ministro Renan e de toda a sua equipe do Ministério dos Transportes. Porque as nossas estradas estão melhorando. Isso é, portanto, um resultado do trabalho do MDB e todo o povo de Roraima sai ganhando com este trabalho”. 

BR 210: a via terá novas pontes de concreto

A obra de recuperação da BR 210 beneficia diretamente os moradores dos municípios de Caroebe, de São Luís e de São João da Baliza. Assim, inicialmente, o projeto prevê a ação emergencial, para corrigir os buracos na via. 

O trabalho deve começar em breve, no trecho de 73 km entre o município de Baliza e o Jatapu. E para complementar o serviço, a deputada federal Helena Lima garantiu os recursos que vão ajudar na construção das pontes de concreto. 

“Ao todo, são R$ 20 milhões para fazer as pontes de concreto em toda a extensão da BR 210. E os recursos estão disponíveis para o Dnit fazer a licitação e iniciar esse trabalho. Então, agora é trabalhar, fazer as obras bem feitas e entregar para a população”. 

O presidente do MDB RR, Romero Jucá, participou nesta terça-feira (24), da reunião da Comissão Executiva Nacional do partido. Esse foi o primeiro encontro após a Convenção Nacional e tratou de temas como a criação de uma campanha de filiação nos Estados e nos Municípios. 

Conforme os participantes, a campanha de filiação é importante para ampliar as bases do MDB no país, bem como, para captar as novas lideranças que poderão ser candidatos nas eleições de 2024.

Romero Jucá participa da  reunião da Executiva Nacional do MDB
O MDB quer crescer em todo o país

De acordo com dados da Executiva Nacional, o MDB conta com mais de 2 milhões de filiados ativos em todo o país. Além disso, é o partido que mais elegeu prefeitos em 2020. No total, foram 784. E para o presidente nacional, Baleia Rossi, o momento é ideal para as novas filiações.

“Antes das eleições, o partido vale ouro. Porque a pessoa que quer ser candidata, precisa de um partido. Por isso, é o momento ideal para a gente trabalhar com uma meta de filiação. Então, nós temos que aproveitar esse momento para fazer uma campanha forte e robusta”.

O presidente Nacional do MDB disse que a Executiva vai discutir as sugestões. Assim, até a próxima reunião, deve ser apresentado um projeto para a campanha de filiação, com a contribuição de todos os Estados.

Campanha de filiação: Romero Jucá sugere a criação de Núcleos

Na reunião, o deputado federal Otoni de Paula, que também é o presidente do Diretório Municipal do MDB no Rio de Janeiro, propôs a criação de um Núcleo Cristão. O presidente do MDB RR, Romero Jucá, deu o seu apoio à ideia.

Ele também sugeriu a criação de um núcleo para tratar da comunicação em redes sociais e outro que contemple os jovens empreendedores. Desta forma, segundo ele, o grupo de comunicação serviria para agregar os blogueiros, os influenciadores bem como, para educar os nossos militantes para usarem melhor esse recurso na divulgação de ações do partido.

Romero Jucá discute campanha de filiação na reunião executiva do MDB
O MDB vai analisar a ideia dos novos Núcleos

“Nós vamos ter que educar o partido e os nossos militantes a estarem nas redes sociais. E nós já temos um Núcleo Trabalhista. Mas, eu entendo que o MDB tem que ter um Núcleo de Empreendedorismo para atender aos jovens que querem empreender. Em Roraima, por exemplo, nós temos um grupo desse no partido. Então, eu acho que esse é um movimento que pode ser maior”. 

Assim, conforme o presidente Baleia Rossi, todas as sugestões vão ser analisadas. “Vamos discutir todas as propostas. Mas nós podemos iniciar com a criação de Grupos de Trabalho. Porque são temas que fazem parte da nossa sociedade e que interessam ao nosso MDB”. 

Nesta quarta-feira (18), a FUG RR concluiu o curso a Arte de Falar em Público para os jovens do projeto Crescer, em Boa Vista. Com essa turma, portanto, a FUG RR atendeu a 170 adolescentes e jovens que fazem parte dos programas sociais da Prefeitura de Boa Vista

Jovens do Projeto Crescer aprendem a Arte de Falar em Público com a FUG RR
O curso atendeu a 98 jovens do projeto Crescer

Conforme o coordenador de Municipal Juventude e presidente da JMDB RR, Bruno Magalhães, o curso ajudou os jovens do projeto Crescer a desenvolverem habilidades para melhorar a sua comunicação. Para ele, isso é importante para as atividades que os jovens fazem nos programa sociais, bem como, para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. 

“Com essa turma, atendemos a 170 adolescentes e jovens. Porém, o nosso objetivo é levar esse conteúdo para mais integrantes dos programas sociais, reforçando a nossa parceria com a FUG RR”. 

O coordenador Municipal de Juventudes da Prefeitura de Boa Vista e presidente da JMDB RR, Bruno Magalhães
A meta é abrir novas turmas para os programas sociais

A FUG RR atua com a formação política e cidadã. Ela é do MDB e oferece vários conteúdos tanto para quem já é um gestor público, bem como para quem deseja ser um candidato nas eleições ou uma liderança na sua própria comunidade. 

Jovens do Projeto Crescer: a comunicação faz parte da rotina

O projeto Crescer surgiu em 2001 com uma iniciativa da ex- prefeita Teresa Surita. Assim, na época, ele ajudou a combater a criminalidade juvenil que tomava conta de Boa Vista. Os resultados foram surpreendentes e com isso, Boa Vista recebeu vários prêmios nacionais.

Já em 2013, com o apoio do Ministério da Justiça, a gestão municipal retomou o projeto. Nesta nova fase, o desafio era manter os jovens longe das drogas. Hoje, o objetivo do Crescer é apoiar os jovens em situação de extrema vulnerabilidade para que eles conquistem uma vaga no mercado de trabalho ou possam empreender.

Os jovens do Projeto Crescer em Boa Vista aprendem com a FUG RR
Os jovens vão colocar em prática o que aprenderam na Feira do Projeto

Em 2020, o projeto ampliou a sua estrutura com o apoio do presidente do MDB RR, Romero Jucá. Ele trouxe os recursos para a implantação das Oficinas de Educação para o Trânsito e de Marcenaria. Atualmente, o Crescer tem hoje nove oficinas profissionalizantes.

Assim, os jovens do Projeto Crescer têm a oportunidade de aprender um ofício. E para a jovem Kacterine Manzano, falar bem é importante para quem quer vender ou conquistar uma oportunidade profissional. “Eu fiz o curso a Arte de Falar em Público. E é um tema realmente muito importante para garantir um bom futuro no mercado de trabalho”. 

Feira de Empreendedorismo

E nesta sexta- feira (20), os jovens do Projeto Crescer vão praticar o que aprenderam no curso na sua Feira do Empreendedorismo. A Feira, acontece na sede do programa, a partir das 8h30. 

Além de mostrar a produção das Oficinas, quem quiser pode ainda comprar os produtos. Assim, todo o recurso arrecadado na Feira vai para a Cooperativa. E ainda ajuda a melhorar a renda dos jovens do Crescer.

A sede do Projeto Crescer fica na rua Rosa Oliveira Araújo, 164, no bairro Silvio Botelho. O prédio fica próximo do Parque Germano Augusto Sampaio.