Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

18/09/2018 17:30

Romero Juc pede investigao aps constantes quedas de energias em Roraima

Benicio Moreira

O senador Romero Jucá (MDB) pediu à Eletrobras, Eletronorte, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que investiguem em caráter de urgência as constantes interrupções de energia em Roraima. O político acredita haver uma negociação por trás dos apagões com tentativas de interferir nas eleições.

“Pedi dados e fomos analisar tecnicamente o procedimento dessas faltas de energia. Estou encaminhando este pedido de investigação, pois parece haver um padrão de falta de energia. É como se houvesse hora marcada para faltar luz em Roraima. De julho a 16 de setembro, foram 45 desligamentos”, complementou Jucá. 

Os números fornecidos pela Eletrobras dão conta de que nos primeiros seis meses deste ano foram apenas 12 interrupções. O pedido para investigação feito em ofício foi entregue nesta terça (18), durante coletiva de imprensa. No documento, o parlamentar afirma que os apagões tornaram-se frequentes após o início do período eleitoral entre 8h e 15h. 

Segundo Romero, os adversários políticos que têm ligação com o governo de Nicolás Maduro usam diariamente a questão energética para culpá-lo. Além disso, explicou que as análises entregues aos órgãos mostram que o período em que ocorrem as interrupções não têm sobrecarga de energia, não justificando, assim, a suspensão do serviço.

“Precisa ser apurado para sabermos se é um ato deliberado para atender algum fim que precisa ser investigado. Outro ponto que defendo é que a Eletrobras e a Eletronorte assumam a geração de energia em Roraima para evitar esses problemas técnicos, porque todo dia a Venezuela diz que vai resolver e não faz nada”, declarou o senador. 

RECEBIMENTO 

O presidente da Eletrobras distribuição Roraima, Anselmo Brasil, considerou que frente à série história de interrupções de energia para o Estado, através do Linhão de Guri, observa-se uma “anormalidade” pós início da campanha eleitoral. 

“Acompanhamos isso [quedas de energia] em histórico de anos. Estamos identificando uma frequência anormal. Não temos condições de afirmar qual é a causa, mas que estamos identificando uma situação de anormalidade, sim, sem dúvidas”, acrescentou.

Sobre medidas tomadas frente à grave crise energética de Roraima, o diretor-presidente da Eletronorte, Luiz Henrique, pontuou que houve contrapartida da empresa junto com a Eletrobras de fazer manutenção na Linha de Guri, removendo a vegetação que atinge a rede. No entanto, aguardam tratativas internacionais e aprovação do governo venezuelano.

“Estamos tomando providência e nos colocando à disposição para fazer a supressão vegetal na linha de Guri. Não podemos chegar lá e fazer, precisamos de autorização, pois se trata de uma relação de dois países. Fizemos essa correspondência e estamos aguardando movimentação do Ministério de Relações Exteriores para que possamos colaborar com o governo em benefício do consumidor de Roraima”, explicou.  

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653