Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

01/07/2018 15:59

Projeto de Bovinocultura Indgena atende seis comunidades de Cant

Benicio Junior

O município foi contemplado com 300 cabeças de gado que serão distribuídas entre seis comunidades indígenas.

 

 

Neste domingo (1),  a equipe da Funai de Roraima realizou mais uma etapa do projeto de bovinocultura indígena, com a entrega de 300 animais para seis comunidades de Cantá.

 

A proposta é melhorar o rebanho já existente, criando uma alternativa de renda e sustentabilidade para as comunidades indígenas de Roraima. O projeto é considerado o maior do país e atende mais de 290 comunidades em Roraima. 

 

O coordenador dos Tuxuas da Região de Serra da Lua, Clóvis Ambrósio falou sobre a experiência das comunidade de Cantá com a pecuária. "Nós já fomos atendidos em outros projetos e a experiência não foi positiva, mas isso serviu pra gente aprender a trabalhar com o gado e agora, é importante que as comunidades cuidem bem desses animais para que o rebanho aumente".

 

Para o Tuxaua da Malacacheta, José Ailton, o projeto traz uma perspectiva de valorização do indígena. "Fico triste quando alguém diz que índio é preguiçoso, que índio não precisa de terra. Mas, somos nós que produzimos e preservamos. Então, essa é uma oportunidade para desenvolvermos mais uma atividade produtiva com a nossa gente", disse. 

 

O deputado federal Edio Lopes, que destinou recursos para o projeto, explicou o diferencial dessa iniciativa. "Esse projeto é totalmente diferentes tudo que já foi feito para as comunidades indígenas. Dessa vez, o rebanho é deles e o único compromisso é que eles trabalhem para que os animais se multipliquem. Por isso, durante um ano, a Funai vai fornecer os insumos e materiais necessários para o bom desenvolvimento dos animais", afirmou. 

 

E foi com o apoio do senador Romero Jucá que o projeto de Bovinocultura Indígena recebeu os recursos necessários para atender todas as comunidades de Roraima.

 

"Os povos indígenas de Roraima já superaram o desafio da demarcação, agora, existem outros dois desafios: o da educação e da produção. Por isso, apresentei o projeto de lei para federalizar o ensino indígena, acredito que esse é o caminho para que os jovens das comunidades tenham igualdade de oportunidade. O outro desafio, estamos enfrentando com iniciativas como o projeto de bovinocultura que é o maior do Brasil. É assim que vamos fortalecer a produção indígena e contribuir com a economia de Roraima", afirmou o senador.

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653