Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

06/07/2018 10:00

Prefeituras recebem caminhes coletores de lixo

Benicio Moreira

Foram entregues três veículos para as Prefeituras de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe. Outros municípios também serão atendidos.
 
Um dos maiores desafios para os gestores dos pequenos municípios é lidar com o lixo. As prefeituras de todos o Brasil estão se adaptando à nova legislação de resíduos sólidos e para ajudar os municípios de Roraima a seguir essas novas orientações, o senador Romero Jucá auxiliou na aquisição de caminhões coletores. 
 
Os três primeiros foram entregues nesta quinta-feira (5), para os municípios de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe. Outros municípios também serão contemplados em breve. 
 
Antonio Lima da Silva, trabalha há 16 anos, na limpeza pública de São Luiz e diz que o novo caminhão vai facilitar muito o trabalho que realiza.
 
"A gente anda em um jirico (trator) adaptado. Mas pra recolher todo o lixo, fazemos pelo menos quatro viagens por dia até o aterro sanitário. Com esse novo caminhão, vamos conseguir atender a cidade inteira em apenas uma viagem".
 
O equipamento também traz mais segurança para os profissionais. "Na caçamba e no jirico, a gente recolhe de tudo. No novo caminhão, a coleta vai ser domiciliar e vamos recolher o lixo em sacolas. É muito mais seguro pra gente", afirmou. 
 
O prefeito de São Luiz, James Batista foi o anfitrião da entrega e agradeceu a iniciativa do senador. " Pra gente é um dia de felicidade porque essa ação, por mais simples que pareça, reflete naturalmente nas condições de vida dos moradores, porque a gente vai prestar um melhor serviço de coleta de lixo domiciliar. Agradeci muito ao senador Romero Jucá que é o maior parceiro das prefeituras de Roraima", disse. 
 
O prefeito Leandro Pereira, de Rorainópolis, receberá em breve dois caminhões coletores para atender a população crescente do munícipio.
 
"Rorainópolis tem 22 anos e só agora, vamos deixar de usar as caçambas pra fazer a coleta de lixo. A gente tem muita expectativa com a chegada desses caminhões que vão facilitar e melhorar o coleta de lixo domiciliar".
 
Outro município contemplado será Iracema. "Assim que o coletor chegar, vamos levar o que usamos na sede para atender à população de Campos Novos, trazendo uma condição melhor para os moradores", explicou o prefeito Jairo Ribeiro. 
 
Para o senador Romero Jucá, a aquisição dos coletores representa um avanço para os municípios. "Esses veículos ajudam a organizar o serviço da coleta de lixo e isso melhora muito a condição de saúde pública das cidades, facilitando tanto para quem trabalha, quanto para a população que vai poder contar com um serviço mais regular e melhor organizado", afirmou. 
Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653