Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

08/08/2018 11:30

Prefeita e tuxaua agradecem trabalho do senador Romero Juc para o Amajari

Tiago Orihuela / Benicio Junior

Vera Lúcia destacou que vai receber caminhão coletor de lixo e o tuxaua Avelino agradeceu pelo projeto de Bovinocultura Indígena.

 

O senador Romero Jucá (MDB) esteve no município de Amajari, nessa terça-feira (8), onde se encontrou com lideranças da cidade e indígenas. A cidade avançou com o trabalho do parlamentar nos últimos anos e a previsão é que mais recursos sejam alocados para a prefeitura e as comunidades indígenas da região.

 

Jucá anunciou, durante discurso com as lideranças, que vai destinar recursos para investimentos na área de saúde. Neste ano, o senador participou da entrega de equipamentos para atender as unidades de atenção básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além das comunidades indígenas através do Dsei-Leste.

 

O Piso da Atenção Básica (PAB) teve um acréscimo de R$ 539 mil que foi aplicado na compra de materiais e novos equipamentos. “É o senador que mais ajuda nosso município. Fico feliz e grata por ele acreditar na minha gestão e sempre abrir as portas do gabinete. Vamos receber um caminhão coletor de lixo que vai ajudar a atender uma grande demanda. Não estávamos no mesmo grupo político nas eleições de 2016, mas assim que ganhei ele se comprometeu em ajudar e muito tem feito”, disse a prefeita Vera Lúcia (PSC), enfatizando que a prefeitura vai iniciar a licitação de dois campos de futebol society autorizados pelo governo federal, de emenda do senador.

 

A atenção do parlamentar se estende às comunidades indígenas. Nos últimos anos, os povos foram atendidos pelo projeto de bovinocultura com 680 cabeças de gados entre fêmeas e reprodutores e incentivo à agricultura. O trabalho foi reconhecido pelo tuxaua Avelino, da comunidade Araçá, que representou as lideranças no encontro com o político. Ele destacou que Jucá é o único que vai até as comunidades para saber as reais necessidades e anseios dos povos indígenas.

 

“Os recursos trazidos pelo senador nos auxiliaram na ampliação e melhoramento das culturas de laranja, limão e coco. Ele sabe trabalhar com o projeto de gado e beneficiar toda a população indígena. Conversamos sobre desenvolvermos pequenas lavouras dentro das comunidades, um desejo nosso para melhorar ainda mais a agricultura. Nós somos assim: quando vemos quem trabalha, apoiamos e vamos até o fim”, frisou o tuxaua.

 

BOM JESUS E TRAIRÃO

Romero Jucá conseguiu, por exemplo, internet para a Escola Municipal de Bom Jesus. Os estudantes têm como consultar conteúdos que antes estavam privados ao universo virtual, ao qual eles não tinham acesso. Com isso, a educação ganhou uma forte ferramenta, como ressaltou uma das professoras da unidade, Sandra da Silva.

 

“É um benefício que nós universitários também utilizamos, porque é uma rede de internet aberta. Ajuda, portanto, não só na educação básica, mas a superior. Foi uma inovação para nossa educação. Significa que não estamos mais distantes e sim inseridos dentro de um mundo onde não estávamos. Haviam coisas que os alunos, por exemplo, não conheciam e com a internet passaram a conhecer”, detalhou a educadora.

 

Na Vila do Trairão o resultado não poderia ser diferente. O senador conseguiu recursos para asfaltamento de parte da estrada da região. O estado não deu continuidade à obra, mas o desejo do senador é que a estrada asfaltada chegue à Vila Boa Esperança, dando condições para os produtores escoarem os produtos.

 

“O trecho asfaltado ajuda muito a nossa comunidade. Somos felizes pelo trabalho do senado Jucá e sabemos que ele promete e cumpre o que fala”, pontuou Maria do Malocão, líder comunitária na vila.

 

TEPEQUÉM

Para a Serra do Tepequém há compromisso para fomentar o turismo na região e

transformar o local histórico no maior polo turístico de Roraima. O senador está

empenhado para dar visibilidade ao potencial dos artesãos e proporcionar maior renda a partir da arte. Jucá conseguiu recursos para uma praça e um Centro Turístico para a comunidade Tepequém.

 

Durante a visita ao Amajari, o senador se reuniu com empresários do setor de turismo da Serra do Tepequém para ouvir as maiores demandas. Eles pediram energia de qualidade, levando em consideração o potencial de energia solar e eólica, e a regularização das terras na região.

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653