Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
27/03/2018

Novos equipamentos vão melhorar atendimento de saúde indígena

Foto: Benicio Moreira
Novos equipamentos vão melhorar atendimento de saúde indígena

O Tuxaua Manduca Tavares administra a comunidade indígena do Milho, localizada no município de Boa Vista. Nessa área funciona um dos 34 Polos Base de Saúde que integram a rede de atendimento do Distrito Sanitário Especial Indígena, DSEI-Leste que abrange mais de 50 mil indígenas em todo o Estado.

 

Manduca foi um dos Tuxauas que recebeu nesta terça-feira (27), materiais médico-hospitalares adquiridos pelo DSEI-Leste. “A gente fica feliz em receber esse material porque eles representam muito para os povos indígenas. É a condição que nós temos de receber o atendimento em saúde na própria comunidade e com mais qualidade”, afirmou o líder indígena.

 

A lista de materiais adquiridos pelo DSEI-Leste inclui desde mobiliário para os consultórios médicos até equipamentos como cilindros de oxigênio, reanimador infantil e neonatal. Os recursos foram garantidos com apoio do senador Romero Jucá (MDB).

 

“Esse material vai beneficiar diretamente toda a população indígena atendida na estrutura do DSEI-Leste. Estamos com uma ação forte junto a essas comunidades levando gado, internet, sistemas de abastecimento de água e outras ações que melhoram a qualidade de vida dessas populações”, disse o senador.

 

Além dos Polos Base, os materiais irão complementar a estrutura da Casai do DSEI-Leste, espaço inaugurado em 2017 que acolhe os pacientes indígenas em tratamento na capital. A estrutura do Distrito também foi reforçada com a inauguração, em janeiro deste ano, do novo Polo Base da Raposa Serra do Sol que abrange mais de sete mil indígenas da região.

 

“São dois anos que estou na coordenação do DSEI-Leste e, com apoio do senador Romero Jucá, conseguimos melhorar muito a condição de atendimento aos nossos indígenas e de trabalho para os nossos profissionais. Esses dois aspectos são indispensáveis para o bom resultado do trabalho que realizamos”, explicou Joseilson Câmara, coordenador do DSEI-Leste.

 

Educação Indígena – Outra proposta apresentada pelo Senador Romero Jucá que favorece as populações indígenas do Brasil e de Roraima é a criação da Secretaria Especial de Educação Indígena.

 

Conforme o senador e autor do projeto de lei 124/18, a proposta é dar melhores condições para o desenvolvimento da educação indígena, destinando recursos federais para construção de escolas, remuneração de professores, aquisição de materiais pedagógicos e o transportes escolar, fatores que influenciam no aprendizado dos alunos.

 

“Temos uma experiência exitosa no âmbito da saúde e agora, pretendo contribuir para a melhoria de outra área fundamental para o futuro dos nossos povos indígenas que é a educação”.

Enviar comentário:



acompanhe o senador