Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
29/06/2018

Normandia firma parceria para capacitar indígenas como técnicos em agropecuária

Foto: Benicio Junior
Normandia firma parceria para capacitar indígenas como técnicos em agropecuária

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Normandia realizou a segunda etapa da entrega de gado do projeto de Bovinocultura Indígena. Foram distribuídos 198 animais que irão complementar o rebanho de mais 13 comunidades na região da Raposa.

 

O trabalho é executado em parceria com o deputado federal Edio Lopes e com o senador Romero Jucá que garantiu os recursos necessários para ampliar o projeto, contemplando todas as comunidades indígenas de Roraima.

 

Conforme explicou o Tuxaua Clodoaldo Paulino, da comunidade São Pedro, a pecuária é uma atividade que faz parte da rotina das famílias da região. Eles aproveitam desde a carne e o leite, até o esterco e o couro.

 

"O gado serve pra tudo, não só pra se alimentar. Serve pra agricultura, pra plantação de banana, macaxeira, melancia e feijão, para adubar a terra e também estamos trabalhando com a sela, aproveitando tudo do animal. A gente vai trabalhar, ensinar aos nossos jovens e nossas crianças a manejar o gado e o meio ambiente".

 

A comunidade do Milagre, comandada pela da Tuxaua Floraci da Silva, receberá o gado na próxima entrega. Mas ela já sabe como os animais serão úteis para as famílias. "O gado traz muita coisa pra gente. Tem o leite, tem o queijo, a coalhada, e traz renda para ajudar as famílias. Estou feliz com esse projeto que vai melhorar ainda mais, tanto a nossa renda como o nosso conhecimento".

 

Na entrega, o prefeito Gute Brasil anunciou a parceria formalizada com o IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) para oferta de 120 vagas do curso de técnico em agropecuária para moradores de Normandia. Dessas, 80 vagas estão destinadas à indígenas.

 

"Esse projeto acompanha um treinamento e uma assessoria técnica, mas também fiz uma parceria com o IFRR para dar oportunidade a 120 jovens se formarem como técnicos em agropecuária porque a gente acredita que a educação é fundamental. O conhecimento transforma e o trabalho é o que melhora a vida das pessoas", disse o prefeito Gute Brasil.

 

Ensino de Qualidade – Além de ser um parceiro no projeto de bovinocultura, o senador Romero Jucá também é autor de um projeto de lei que prevê a criação da Secretaria Especial de Educação Indígena. A proposta é federalizar o ensino indígena, trazendo recursos da União para melhorar a infraestrutura, merenda, transporte e remuneração dos professores.  

 

"Esse projeto traz o Governo Federal para financiar a educação indígena. Isso é fundamental para ter recursos e ter qualidade no ensino e nas oportunidades que serão acertadas para a população indígena. Nós teremos escolas federais, nós teremos professores sendo contratados pelo Governo Federal, merenda, transporte escolar, recuperação de escolas feito pela União. Ou seja, nós queremos realmente, uma condição diferenciada para que o Governo brasileiro tenha o resgate dessas populações indígenas, dando oportunidade de um futuro melhor”, afirmou.

 

Enviar comentário:



acompanhe o senador