Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
20/04/2018

Investimentos na Saúde melhoram vida dos indígenas roraimenses

Foto: Benicio Moreira
Investimentos na Saúde melhoram vida dos indígenas roraimenses

O Estado de Roraima possui cerca de 60 mil indígenas, sendo que a maior parte, 50 mi, recebe os serviços de saúde via o DSEI-Leste. Para atender mais de 300 comunidades, o Distrito usava o sistema de radiofônica. Mas, a partir desse mês, os profissionais de saúde estão se habituando ao uso da internet.

 

"Trabalho há 3 anos na saúde indígena e quando o sistema de fonia falhava, a gente tinha que mandar alguém ir  buscar socorro. Agora com a internet, essa comunicação está mais rápida e muito mais fácil", disse a técnica em enfermagem Francisca da Silva que trabalha na comunidade do Sucuba, em Alto Alegre.

 

A chegada da conexão via internet só foi possível para essas comunidades graças aos recursos destinados pelo senador Romero Jucá (MDB). No total, 40 escolas e 30 polos bases e polos de apoio da Saúde já estão com o sistema instalado.

 

"A internet é uma revolução para o atendimento em saúde, para educação, comunicação e até para o lazer dos jovens, porque introduz a cultura digital que é importante para toda a comunidade brasileira. Hoje, índios e não-índios precisam desse acesso", destacou o senador.

 

Nas comunidades, a principal função da internet é trazer mais rapidez para o socorro dos pacientes, mas com k sistema wi-fi, a internet também é usada para comunicação entre as lideranças e para fins educacionais. "A gente já vê uma melhora do serviço porque a comunicação é mais rápida e hoje, a gente não pose ficar sem acesso à tecnologia", disse o Tuxaua Leonildo Barros.

 

O posto de saúde de Sucuba é também um dos locais atendidos com novos materiais médico-hospitalar. A unidade recebeu móveis e outros equipamentos. "Estamos melhorando muito a estrutura se atendimento aos nossos pacientes. Hoje, o DSEI-Leste é um dos distritos melhor equipados do país. Os desafios são muitos porque as comunidades não param de crescer, mas trabalhamos com responsabilidade e o apoio do senador nos ajuda a atender essa demanda", explicou o coordenador do DSEI-Leste, Joseilson Câmara.

 

Bovinocultura Indígena – O senador participou também dos festejos do Dia do Índio na comunidade de Manoá, na região de Serra da Lua, no município de Bonfim. Em conversa com as lideranças, explicou os detalhes do projeto de bovinocultura indígena que atenderá todas as comunidades do Estado.

 

“Esse é o maior projeto produtivo desenvolvido em todo o país para povos indígenas. Conseguimos trazer esse investimento que permitirá a entrega do gado para todas as comunidades do nosso Estado, melhorando a qualidade genética do rebanho já existente, a alimentação das famílias além de ser uma fonte de renda para a comunidade”, disse o senador.

 

O projeto de bovinocultura indígena foi elaborado em parceria com o deputado federal Édio Lopes. A primeira remessa de animais já foi vacinada, vermifugada e marcada. Além de fêmeas e reprodutores, as comunidade também receberão insumos, medicamentos e outros materiais para o manejo do rebanho.

Enviar comentário:



acompanhe o senador