Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
23/06/2018

Incra repassa mais de 2 mil hectares de terra para a Prefeitura de Rorainópolis

Foto: Benicio Junior
Incra repassa mais de 2 mil hectares de terra para a Prefeitura de Rorainópolis

A Prefeitura de Rorainópolis recebeu mais 2.900 hectares de terra repassados pelo Incra, neste sábado (23). O espaço faz parte da área de expansão do núcleo urbano do município e agora, poderá ser regularizada e receber investimentos públicos para obras de infraestrutura. 

 

Segundo o levantamento feito pelo Incra, a ação beneficia diretamente 600 famílias. "Agora, vamos fazer o levantamento topográfico para emitir o documento de posse de terra que é o que todos esperam. Estamos bastante felizes com isso", disse o prefeito Leandro Pereira.

 

Essa é a esperança da presidente da associação de moradores da vicinal 3, Luciene da Silva Aguiar. Ela acredita que esse é o passo inicial para o desenvolvimento região. "A gente espera que venha recurso para a estrada, para a energia e com o documento, a gente possa também fazer nossos açudes, granja porque é através da produção que o nosso município cresce", disse. 

 

Com parte da área urbana, a vicinal deve ser reconhecida e regularizada como um bairro de Rorainópolis. Só no último ano, o munícipio recebeu mais de 3,3 mol hectares de terras do Incra. 

 

"Ao fazer esse trabalho, o Incra está cumprindo o seu papel de buscar a regularização das propriedades e a emancipação dos projetos de assentamento. Como essa área está no núcleo urbano de Rorainópolis, conseguimos fazer esse repasse para que o município, dentro das suas regras próprias, possa regularizar a região e fazer os investimentos necessários", explicou o Superintendente do Incra, Adesson Gomes. 

 

Com apoio do senador Romero Jucá, a Prefeitura já tem garantido investimentos para a iluminação da área. Outros projetos serão desenvolvidos para investir na urbanização do novo bairro. 

 

"Estive em Rorainópolis há pouco tempo e recebi o apelo das pessoas dessa região que não sabiam se iam permanecer aqui. Com a lei que ajudei a aprovar, criamos os mecanismos para que o Incra possa realizar esse tipo de ação. Agora, ninguém será colocado pra fora e a Prefeitura vai entregar o título, posteriormente. Eu espero que a posse dessa terra dê mais condições de vida para as pessoas que vivem aqui", afirmou o senador Romero Jucá.

Enviar comentário:



acompanhe o senador