Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
16/07/2018

Funai apresenta regras do projeto de bovinocultura para indígenas do Surumú

Foto: Benicio Junior
Funai apresenta regras do projeto de bovinocultura para indígenas do Surumú

A previsão é que a entrega dos animais seja concluída até agosto. No total, foram adquiridos mais de 9 mil cabeças de gado para atender comunidades de todo o estado.

 

A Funai em Roraima deve concluir até o final de agosto, as últimas etapas de entrega de gado do projeto de Bovinocultura Indígenas. Apenas Amajari e Pacaraima aguardam o envio dos animais.

 

Neste fim de semana, a Funai esteve na região do Surumu, onde reuniu mais de 32 lideranças indígenas para apresentar as regras do projeto de bovinocultura indígena. Considerado a maior iniciativa de sustentabilidade para esses povos no Brasil, o projeto tem despertado o interesse de outras coordenações da Funai, conforme explicou o coordenador regional, Armando Neto.

 

“Tenho recebido ligações de coordenadores de outros estados interessados em conhecer a iniciativa que estamos desenvolvendo em Roraima. Com esse projeto, damos condições para que nossos indígenas possam produzir e conquistar a autonomia econômica, além de melhorar a alimentação e nutrição de suas famílias”, disse.

 

A pecuária foi escolhida por ser uma atividade tradicional entre os povos locais, principalmente, na região de Pacaraima onde os indígenas eram aproveitados como mão de obra em fazendas particulares antes da demarcação.

 

“A gente trabalha com a criação de gado desde 1980 e aprendemos isso nessa relação com os fazendeiros. Esse é um projeto que consideramos importante porque vai melhorar a condição do nosso rebanho e a renda das nossas comunidades”, afirmou o Tuxaua da comunidade de Santa Rosa, Sandro Soares.

 

Ele é formado como técnico agropecuário e mantém um rebanho coletivo de aproximadamente 1.500 animais. A comunidade de Santa Rosa receberá 28 fêmeas e dois reprodutores para auxiliar principalmente, na melhoria genética do gado.

 

Outra comunidade de Pacaraima atendida com o projeto é a do Barro que reúne 55 famílias. Para o segundo tuxaua Cristóvão Galvão, o projeto vai incrementar uma das principais atividades produtivas da região. “Usamos o gado para todas as necessidades da comunidade, desde a alimentação, as festividades, para pagar dívidas ou fazer uma melhoria. Também aproveitamos o couro e o esterco na plantação. Então, esse trabalho é muito bom para nós”.

 

Pacaraima receberá 940 animais para atender a 60 comunidades. No primeiro ano do projeto, a Funai fornecerá ainda sal, vacinas e outros insumos básicos como arame, para garantir o bom desenvolvimento dos animais. Só após três anos de projeto, é que a comunidade poderá negociar ou abater o gado.

 

“Hoje, 100% do território de Pacaraima está em área indígena. Por isso, é muito importante estimular a produção nessas comunidades. Eles trabalham com a agricultura e a pecuária e esse projeto vem engradecer esse trabalho e gerar divisas para o município. É uma ação que vai ficar na história de Pacaraima”, afirmou o prefeito Juliano Torquato.

 

Investimentos – O projeto de Bovinocultura Indígena ganhou essa proporção com apoio do senador Romero Jucá. Ele garantiu os recursos para a aquisição dos animais, atendendo a todas as comunidades indígenas de Roraima.

 

“Esse é um trabalho muito importante porque dá condição de fortalecer a economia das populações indígenas que agora precisam superar o desafio da produção e da educação. Com o projeto de Bovinocultura estamos criando uma alternativa de sustentabilidade que garante um futuro melhor para esses povos”.

Enviar comentário:



acompanhe o senador