Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
01/02/2018

Comunidades indígenas recebem sistema de abastecimento de água

Foto: Benicio Moreira
Comunidades indígenas recebem sistema de abastecimento de água

O líder comunitário José Melquiades Peres viveu muito tempo dependendo da água que retirava do Rio Surumu, na região de Pacaraima. Nesta sexta-feira (12), ele comemorou junto com a população da Comunidade Indígena Aleluia, a entrega do sistema de abastecimento de água.

 

"Nós sempre vivemos aqui, com as mulheres buscando a água no Rio Surumu. Só que essa água vem muito suja, com resto de animais mortos, prejudicando a nossa saúde. Agora, temos água limpinha e isso, melhorou muito pra nossa comunidade", disse. 

 

A implantação do sistema de abastecimento de água é uma obra realizada com recursos garantidos pelo senador Romero Jucá. Só nesta sexta, mais quatro comunidades indígenas de Roraima receberam o benefício: Brilho do Sol e Teso do Cruzeiro, em Normandia; e as comunidades Aleluia e Cachoeirinha, localizadas em Pacaraima.

 

"O sistema de água melhora a vida dessa população, a saúde e facilita muito a rotina das famílias. Trouxe esse serviço para mais quatro pequenas comunidades e estou trabalhando na captação de mais recursos para atender todas as comunidades de Roraima, até o final deste ano", afirmou. 

 

Nesta primeira etapa, o sistema de abastecimento chegou em 18 comunidades. O novo projeto a ser executado pelo Dsei-Leste (Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste), atenderá a mais 35 comunidades. 

 

"Essas famílias estão recebendo água encanada e tratada, o que evita que as pessoas adoeçam. Com o apoio que estamos recebendo do senador Romero Jucá, conseguimos melhorar o serviço que o Dsei-Leste oferta e a saúde dos nossos indígenas", afirmou o coordenador Joseilson Câmara. 

 

Mais investimentos - Além do sistema de abastecimento de água, o senador Romero Jucá garantiu recursos que estão sendo aplicados na instalação de antenas para acesso à internet e na aquisição de gado para as comunidades indígenas. 

 

Ele também contribuiu com a criação da nova Casai do Dsei-Leste com estrutura própria e adqueada pata acolher os pacientes indígenas desses região. 

 

Enviar comentário:



acompanhe o senador