Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

24/11/2018 17:44

Comunidades indgenas de Normandia receberem tratores da Funai

Benicio Moreira

A Superintendência Regional da Funai em Roraima entregou neste sábado (24), dois tratores agrícolas para as comunidades indígenas do Araçá e Napoleão, localizadas no município de Normandia. Os equipamentos vão ajudar na melhoria da produção dessas comunidades que são responsáveis por abastecer o município.

 

Os equipamentos foram cautelados pela Funai para os Tuxauas que poderão compartilhar os tratores com outras comunidades, fortalecendo a produção da região. Além dos veículos, a Funai adquiriu grade aradora e carroceria para o transporte de produtos.

 

“Priorizamos essas duas comunidades pela capacidade de produção que elas possuem. Esse equipamento tem vários usos e com certeza, vai ajudar muito na melhoria de vida dessas pessoas, contribuindo principalmente com a produção de alimento”, explicou o Superintendente da Funai em Roraima, Armando Neto.

 

Na comunidade do Araçá, a produção dos indígenas é administrada por uma cooperativa que reúne 23 pequenos produtores. Eles cultivam melancia, abacaxi, mandioca, milho e feijão que servem para a subsistência da comunidade. O excedente é comercializado no próprio município, gerando renda para a comunidade.

 

“Pra gente é muito importante receber esse trator porque é um sonho da nossa comunidade e um equipamento que vai tornar nosso trabalho mais fácil. A gente vai produzir mais e melhor”, explicou o presidente da cooperativa Valmir Santana.

 

Para o Tuxaua Carpejane Segundo Lima da comunidade Napoleão, receber o equipamento representa a confiança que é depositada nos indígenas da região. “A gente está feliz porque esse trator era algo que a gente queria muito e que vai nos ajudar na nossa produção. O que a planta é nossa fonte de alimento e renda”, afirmou.

 

A Funai deve realizar ainda este ano, uma capacitação para os indígenas das comunidades que irão operar o novo equipamento. A proposta é orientar sobre o funcionamento e manutenção dos veículos, garantindo a durabilidade do bem cedido aos indígenas.

 

Novos Desafios

Os dois tratores entregues em Araçá e Napoleão foram adquiridos com recursos liberados pelo senador Romero Jucá e pelo deputado federal Edio Lopes. Os dois parlamentares desenvolvem ações de apoio aos indígenas de Roraima e estão contribuindo com o desenvolvimento dessas populações.

 

“Trouxemos a internet com mais de 150 pontos instalados em comunidades indígenas, ribeirinhas e de áreas rurais isoladas do nosso estado, o sistema de abastecimento de água e o projeto de bovinocultura indígena. É um honra trabalhar em parceria com o senador Romero Jucá que, com seu prestígio e influencia, consegue priorizar essas ações para as nossas comunidades indígenas”, afirmou o deputado federal.

 

Para o senador Romero Jucá, o desafio atual das comunidades é a conquista da inserção produtiva. “Os indígenas possuem terra e essa é uma questão superada desde a demarcação. Agora, é preciso pensar na produção, trazendo as condições necessárias para que eles consigam alimentar sua comunidade e produzir com qualidade para vender o excedente que vira fonte de renda para as famílias”, disse.

 

Exemplo dessa iniciativa é o projeto de Bovinocultura Indígena que atende a todas as comunidades indígenas do estado com vocação para a pecuária. Em Normandia, o projeto também é desenvolvido numa parceria com a Prefeitura.

 

“Eu acredito que o caminho para o desenvolvimento do nosso município é plantar e criar. Todos os anos, nossas escolas formam mais jovens que saem do Ensino Médio sem uma perspectiva de emprego. Na estrutura da Prefeitura não temos como empregar esses jovens e por isso, estamos trabalhando em ações concretas para aproveitar o potencial produtivo do nosso município. Com o trator nas comunidades indígenas, podemos gerar mais oportunidades”, afirmou o prefeito Gute Brasil.

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653