Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

23/11/2018 17:42

Comunidades indgenas da capital so atendidas com mais de 700 cabeas de gado

Benicio Moreira

Nesta sexta-feira (23), foi realizada a entrega de gado para mais três comunidades indígenas da capital. Elas também foram contempladas no projeto de Bovinocultura Indígena realizado com recursos garantidos pelo senador Romero Jucá.

 

No total, foram 777 animais entregues que estão sendo distribuídos entre as 16 comunidades indígenas de Boa Vista. Para a Tuxaua Nedir Mafra, de Vista Nova, o projeto ajuda a desmistificar a imagem do indígena como indivíduo que não produz.

 

"Eu agradeço pela prefeita Teresa e pelo senador Romero Jucá porque eles acreditam nas nossas comunidades. Tem muita gente que pensa que índio não tem valor, mas a gente sabe produzir e sabe trabalhar. Só precisamos desse tipo de apoio".

 

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, a pecuária vem fortalecer o trabalho produtivo que é desenvolvido pela Prefeitura junto às comunidades indígenas. "A pecuária é uma das atividades que mais se adequa a rotina das nossas comunidades e que vai trazer um retorno rápido. Por isso, também estamos capacitando os indígenas pra cuidar bem do rebanho. Este mês, concluímos uma turma com 62 vacinadores das comunidades o que dá a condição deles continuarem esse trabalho", disse.

 

Parceria

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita destacou a parceria com o senador Romero Jucá que possibilitou a inclusão das comunidades indígenas da capital no projeto de Bovinocultura.

 

"Graças a ação do senador que as nossas comunidades foram atendidas. Ele conseguiu ampliar esse projeto e fazer o gado chegar a todas as comunidades do nosso estado. E nós da Prefeitura, vamos fazer sempre o que for possível pra contribuir com o desenvolvimento dos nossos indígenas e o gado é fundamental pra isso", disse.

 

Para o senador Romero Jucá, o grande diferencial dessa iniciativa, que se tornou uma referência em todo o país, é o estímulo ao desenvolvimento do potencial produtivo dos povos indígenas.

 

"Esse é um trabalho que comprova que as comunidades tem futuro, que os nossos indígenas sabem produzir e trabalham quando tem o apoio necessário. Estou muito feliz em contribuir e essa é uma ação que não pode parar. A partir de agora, as comunidades tem que se unir para cobrar que esse trabalho continue", disse.

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653