Acompanhe nas

redes sociais.

Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais

NOTÍCIAS

26/11/2018 17:45

Algodo de Roraima est entre os melhores do pas

Benicio Moreira

A cultura do algodão transgênico desponta como uma nova alternativa produtiva para Roraima. Em 2016, o estado conquistou a autorização para o plantio através de uma articulação feita pelo senador Romero Jucá com o Ministério da Agricultura.

 

Na segunda safra regular, o estado deve colher em média 260 arrobas do produto. Uma parte seguirá para o polo de confecção do Nordeste brasileiro e o restante será exportado para a China e a Venezuela.

 

Com uma qualidade superior a muitas variedades cultivadas no país, o algodão transgênico de Roraima é considerado um dos melhores do país, competindo com o egípcio e o australiano. “Nosso algodão é mais branco, mais cintilante, com fio fino, comprido e mais resistente. Dá pra se fazer uma roupa melhor com ele e isso é uma coisa muito boa para gente porque traz um retorno importante para o nosso estado”, afirmou o produtor Afrânio Veber.

 

Mesmo com dificuldades enfrentadas este ano, que incluíram chuvas fora de períodos regulares e até atraso na entrega de cargas de calcário usado na correção do solo, o resultado é considerado muito satisfatório, ajudando a fortalecer outros setores produtivos do estado.

 

“É uma cultura que exige um grande investimento mas, deixa uma margem de lucro maior e por isso, é uma alternativa para os produtores. O algodão também vai ajudar muito na produção pecuária, porque o caroço serve para ração e isso melhora o rendimento pra quem cria”, afirmou o produtor.

 

Perspectiva de Crescimento

Os bons resultados da inciativa pioneira estão atraindo mais produtores para o cultivo do algodão. De acordo com o Superintendente do Ministério da Agricultura em Roraima, Plácido Alves, a expectativa é pela ampliação da área plantada.

 

“É bom ver as propriedades alavancando outras culturas, que não só a da soja. O algodão é uma produção que traz um bom retorno para o  estado. Temos mais produtores animados com essa possibilidade e com a produtividade do algodão. Como ela deixa renda aqui dentro maior que a soja, a tendência é que aumente o número de produtores”, explicou.

 

A implantação do algodão transgênico em Roraima é resultado do trabalho realizado pelo senador Romero Jucá. Ele participou de diversas audiências, levando informações para o Ministério da Agricultura que viabilizaram a autorização.


“Essa conquista significa uma grande vitória para o estado. Nós fizemos um trabalho forte e rapidamente aprovamos o algodão transgênico para Roraima, algo extremamente importante. É uma cultura que está crescendo e vai ser uma das riquezas desse estado no futuro. Eu tenho certeza que cada vez mais, teremos a ampliação dessa produção e portanto mais renda, mais vitória e mais recursos circulando em nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Gabinete do Senador em Brasília
Ala Senador Afonso Arinos - Gabinete 12 | Tel.: +55 61 3311-2118 | Fax: +55 61 3311-1653