Os 10 anos da Lei Maria da Penha devem ser comemorados reforçando as ações em defesa da mulher e proteção contra a violência. Respeito e dignidade para todas.

Cumprimos a promessa e aprovamos o PLC 38 que iguala a remuneração de bombeiros e militares do ex-território de RR com o Governo do DF. Uma grande conquista

Tv Rádio Jornais
Pronunciamentos Matérias Relatadas Projetos Currículo
Notícia
Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte
22/06/2018

Ações do Brasil Mais Jovem são lançadas em Roraima

Foto: Benicio Junior
Ações do Brasil Mais Jovem são lançadas em Roraima

A juventude roraimense conta agora com os benefícios do ID Jovem, Inova Jovem e das Estações Juventudes.

 

Quem tem entre 15 e 29 anos, pode agora tirar a sua Identidade Jovem que garante meia entrada em eventos esportivos e culturais além da gratuidade em viagens interestaduais e da inscrição do Enem, por exemplo. 

 

O programa faz parte das ações do Brasil Mais Jovem, pacote de iniciativas lançadas pelo Governo Federal para valorizar e promover o desenvolvimento, autonomia e protagonismo da população jovem brasileira.

 

Roraima é um dos estados que está sendo atendido com essas ações. Nesta sexta-feira (22), os programas Id Jovem. Inova Jovem e Estação Juventude foram apresentados para a comunidade. 

 

O evento teve a participação do presidente da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Assis Filho e do senador Romero Jucá, que viabilizou o desenvolvimento dessas ações em todo o Brasil.

 

"No meu mandato tenho trabalhando muito pelos nossos jovens, ajudei a aprovar o Estatuto da Juventude e outras ações, como a construção de praças, áreas de lazer e esportivas. Hoje, estamos trazendo mais três programas para trabalhar com a juventude e fazer com que nossos jovens ocupem seu espaço na sociedade. São mais oportunidades, mais reconhecimento e mais espaços de participação, porque o jovem tem que participar da vida pública da sociedade, e na verdade é a formação para o futuro que ele vai viver", disse o senador. 

 

Lançados no Centro de Referência da Juventude (CRJ), as ações chamaram a atenção de jovens como Rodrigo Oliveira. Ele que é negro, integra um dos grupos prioritários das ações da SNJ, pretende fazer sua ID Jovem além de se inscrever no curso do Inova Jovem. 

 

"É uma grande oportunidade para todos os jovens e agora, temos a condição de nos prepararmos melhor para o mercado de trabalho e ajudar o Brasil a crescer. Somos o futuro do nosso país e temos que ter mais oportunidades como essas".

 

Outra novidade trazida pela SNJ para Roraima é a articulação para fortalecer as ações do Centro de Referência do Jovem, com investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão para estruturação dos serviços ofertados à juventude roraimense. Com pouco mais de ano em funcionamento, o Centro já atendeu a mais de mil jovens.

 

"A juventude passa por um momento muito importante porque ela representa a força de uma nação. E aqui no Centro, a gente oferece oportunidade para esses jovens. A gente desenvolve várias atividades como dança, a carteirinha do estudante e buscamos ferramentas que possam inserir o jovem no mercado de trabalho", disse o coordenador Jonson Castro. 

 

No evento também foi assinada a ordem de serviço para instalação da Estação Juventude em Alto Alegre. No total, serão cinco unidades com essa em funcionamento no estado.

 

"Roraima é um estado estratégico na visão do Governo porque aqui estamos passando por um processo diferenciado de imigração. A zona de vulnerabilidade aumenta em Roraima e isso faz com que o Governo dê atenção muito especial, principalmente, aos jovens que é onde precisamos construir um futuro sólido com ações no presente. É com essa preocupação que estamos trazendo as ações do Brasil Mais Jovem para Roraima e aqui destaco a contribuição do senador Romero Jucá que garantiu no orçamento, os recursos que precisávamos para levar esse trabalho para todo o Brasil", afirmou o secretário Naconal de Juventude, Assis Filho. 

 

Saiba mais! 

 

ID Jovem - é um documento digital criado pelo Governo e que garante benefícios para jovens de baixa renda. Para ter a ID Jovem é preciso estar inscrito no Cadastro Social Único do Governo Federal. 

 

Quem tem o ID Jovem tem acesso a meia entrada em eventos culturais e esportivos, passagens interestaduais gratuitas e isenção na inscrição do Enem. 

 

Inova Jovem - é um programa nacional voltado para jovens negros e negras que moram em comunidades carentes e querem mudar sua realidade por meio do empreendedorismo. Para Roraima, foram ofertadas 200 vagas e as inscrições seguem até o dia 23, no Centro de Referência Jovem.

 

Estação Juventude - são locais próprios para a juventude que oferecem diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens. Em Roraima, serão cinco Estações, atendendo a população jovem de Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Rorainópolis e São Luiz.

Enviar comentário:



acompanhe o senador