Pronunciamentos Materias Relatadas Projetos Currículo
TV Radio Jornais
Romero Jucá, atua há mais de 20 anos na política brasileira, sempre manteve as suas características que marcaram seu trabalho relevante e sempre decisivo nas grandes questões econômicas nacionais, além de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento da Região Norte e, em especial, de Roraima.
Sobre troca de propinas

Vende MP em troca de propinas.

Essa acusação foi alvo de investigação arquivada por falta de provas pelo Supremo Tribunal Federal por unanimidade. As Medidas Provisórias fazem parte do dia a dia do Congresso. São iniciativas que começam e terminam no Executivo e por isso, não são iniciativas de nenhum parlamentar. Esta é mais uma mentira que foi lançada pelo Rodrigo Janot.   
FONTES QUE RELATAM A VERDADE:
Sobre grilagem de terra

Facilitou a grilagem de terras na Amazônia.

Com a nova lei, o senador garantiu que pessoas de baixa renda tenham acesso ao título definitivo de graça. O Governo Federal já entregou mais de 90 mil títulos, um recorde no Incra. A Superintendência do Patrimônio da União também está entregando títulos e, em Boa Vista, a Prefeitura regularizou vários bairros. A nova lei é uma conquista e dá liberdade ao proprietário de ter seu título de terra. 
FONTES QUE REVELAM A VERDADE: 
Sobre direitos Reforma Trabalhista

Acabou com os direitos trabalhistas (Reforma Trabalhista).

A Reforma Trabalhista modernizou as relações de trabalho preservando todos os direitos constitucionais. As novas regras favorecem a contratação e a geração de mais empregos.
FONTE QUE REVELA A VERDADE:
Sobre a Reforma da Previdncia

Quer acabar com aposentadoria.

A Reforma da Presidência será discutida pelo novo presidente e pelo novo Congresso. É  uma questão urgente para evitar um colapso no sistema e garantir o pagamento de quem já se aposentou e de quem ainda vai se aposentar. Ela não será votada este ano.
FONTE QUE REVELA A VERDADE: 
Sobre tirar dinheiro da sade e educao

Tirou dinheiro da Saúde e Educação para dar aos partidos (Fundo Eleitoral).

O Fundo Eleitoral não utiliza recursos de áreas prioritárias. Ele é uma forma de moralizar o sistema de doação eleitoral, dar transparência aos recursos recebidos pelos partidos e melhorar a condição da disputa de eleições no país. Sua criação foi defendida pelo TSE e aconteceu em decorrência da operação Lava Jato.
FONTE QUE REVELA A VERDADE: 
Sobre aluguel social

Prometeu aluguel social e isso aumentou o número de imigrantes em Roraiama.

A culpa da imigração é do Governo Maduro e de quem apoia essa ditadura como o PT. Os venezuelanos estão fugindo da fome e das péssimas condições do seu país. O aluguel social foi uma sugestão do Governo Federal e  não foi efetivado, portanto não é o motivo da vinda dos imigrantes para Roraima.
Sobre a crise migratria

Não resolveu a questão da imigração venezuelana.

O papel do senador é destinar recursos para as prefeituras e para o Governo do Estado. Esse recurso é administrado pelos gestores responsáveis pela licitação e execução das obras. O senador não interfere nas licitações, não indica empresas e é contra práticas ilícitas. Ele acompanha e cobra a boa execução. Seu trabalho propicia o desenvolvimento de obras importantes em Roraima.
FONTES QUE REVELAM A VERDADE:
Recebe propina

Recebe propina ou desvia dinheiro em toda obra que ajuda a fazer.

O papel do senador é destinar recursos para as prefeituras e para o Governo do Estado. Esse recurso é administrado pelos gestores responsáveis pela licitação e execução das obras. O senador não interfere nas licitações, não indica empresas e é contra práticas ilícitas. Ele acompanha e cobra a boa execução. Seu trabalho propicia o desenvolvimento de obras importantes em Roraima.
FONTES QUE REVELAM A VERDADE: 
Sobre Sarney de Roraima

Sarney de Roraima

O senador trabalha muito por Roraima e seu estilo é estar perto das pessoas. Quando governador, foi responsável pela criação de bairros, ampliação da Polícia Militar, implantação da UFRR, asfaltamento de ruas e de parte da BR-174, construção do HGR, instalação da Eletronorte e de água encanada para todos os bairros. Como senador, manteve essa atuação buscando investimentos para o Estado. É o parlamentar que mais traz recursos para Roraima
Sobre PEC do Enquadramento

Enrola os servidores há mais de 10 anos, com a história da PEC do enquadramento.

O senador enquadrou 12 mil pessoas na União quando foi governador entre 1989 e 1990. Entre 2011 e 2014, trabalhou pela aprovação da PEC 111 que deu origem a Emenda Constitucional 79. Para atender mais pessoas, apresentou a PEC 199 que virou a Emenda Constitucional 98, ampliando o enquadramento para mais de 10 mil pessoas somente em Roraima. Ele trabalha diariamente para que o enquadramento seja acelerado.
FONTE QUE REVELA A VERDADE:

Sobre o porto da Guiana

O porto de Águas Profundas na Guiana também não saiu do papel.
O Porto de Águas profundas é um complemento do projeto da estrada da Georgetown. Ele só será feito quando a estrada for concluída.
FONTES QUE REVELAM A VERDADE:
Sobre a estrada de Georgetown

A estrada de Georgetown nunca foi feita.

O senador defende e trabalha para viabilizar a obra da estrada de Georgetown, na Guiana. Ele recebeu em Brasília, o novo presidente da Guiana, David Granger e articulou o financiamento da estrada. Em 2017, o Governo brasileiro formalizou convênio para que o DNIT execute o projeto da obra. As articulações servem para que a obra seja realizada.
FONTES QUE REVELAM A VERDADE:

Sobre a ZPE
Prometeu a ZPE e não fez.

O senador ajudou a conduzir a aprovação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Boa Vista e na transferência da Área de Livre Comércio (ALC) de Pacaraima para a capital. A maior parte do que é produzido em uma ZPE obrigatoriamente tem que ser exportado. Com a crise internacional, não havia projeção de mercado consumidor.
FONTES QUE REVELAM A VERDADE:

Sobre as passarelas e iluminao na av. Brasil,Pricum ao Prola

Prometeu passarelas e iluminação na avenida Brasil, trecho do Pricumã ao Pérola.

O senador garantiu aporte financeiro para essas obras. Mas elas dependem de um projeto que está sendo elaborado pelo DNIT. O senador está cobrando isso.
Sobre a Unidade do Sarah